Fechar
Página inicial Notícias UFRB lança edital de permanência qualificada para estudantes de pós-graduação
Pós-Graduação

UFRB lança edital de permanência qualificada para estudantes de pós-graduação

21/08/20 16:54 , 21/08/20 17:05 | 2878

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lançou o primeiro edital do Programa de Permanência Qualificada da Pós-Graduação (PPQ-Pós). O PPQ-Pós, lançado este ano, tem o objetivo de alcançar os programas de pós-graduação, qualificar a permanência de pós-graduandos, fomentar as pesquisas e a produção acadêmica e consolidar as políticas afirmativas no âmbito da Universidade.

As inscrições para o PPQ-Pós serão realizadas de forma online no período de 21 a 26 de agosto de 2020. Podem concorrer ao edital estudantes de mestrado e doutorado da UFRB em situação de vulnerabilidade econômica e sem vínculo empregatício.

Os estudantes de doutorado selecionados irão receber um auxílio no valor de R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais). Estudantes de mestrado selecionados receberão um auxílio de R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais). Os auxílios terão o prazo de seis meses.

De acordo com o professor Maurício Silva, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Criação (PPGCI), esta iniciativa contribui com a qualificação e ampliação da pós-graduação, visto que o PPQ-Pós visa subsidiar estudantes não contemplados com as bolsas provenientes das agências de fomento: “a pós-graduação atinge, assim, outro patamar. Inserir políticas de permanência, sobretudo neste contexto de pandemia e cortes de bolsas, denota o propósito institucional de fortalecer a pós-graduação sem abdicar da essência inclusiva que marca a UFRB. É preciso realizar todos os esforços para assegurar a formação e a permanência qualificada na pós-graduação”.

Para o pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), professor Carlos Alberto de Paulo: “o PPQ-Pós reafirma a importância de investimento em políticas inclusivas e programas de caráter afirmativo na UFRB. Fomentar a pesquisa e assegurar a permanência qualificada representam parte de um projeto político de promoção da equidade e democratização do ensino superior. As Políticas Afirmativas constituem eixo estruturante do ensino, pesquisa e extensão e, desse modo, devem contemplar a pós-graduação”.

O PPQ-Pós foi construído a partir da ação articulada entre a Coordenadoria de Pesquisa (CPESQ-PPGCI), Coordenadoria de Políticas Afirmativas e Coordenadoria de Assuntos Estudantis (COPAF/CAE-PROPAAE). A verba destinada aos auxílios é oriunda de recursos próprios da instituição, viabilizados pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN).  

Para o reitor Fábio Josué, o PPQ-Pós traduz três das diferentes diretrizes básicas da atual gestão da UFRB: o avanço das políticas de inclusão social e ações afirmativas que marcam a Universidade; o fortalecimento da pós-graduação e a intersetorialidade entre diferentes pró-reitorias e coordenadorias. “Mesmo em um cenário econômico de restrição orçamentária, estamos fazendo um esforço para implantar esta política e expandir as possibilidades de permanência estudantil na pós-graduação, com recursos próprios da Universidade”.

Confira o Edital Nº 01/2020 – PPQ-Pós e o Anexo Único.

Mais informações no site ufrb.edu.br/ppgci.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!