Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Estudante da UFRB é selecionada para debate com vencedora do Nobel
Início do conteúdo da página
PÓS-GRADUAÇÃO

Estudante da UFRB é selecionada para debate com vencedora do Nobel

05/04/21 22:16 | 06/04/21 13:39 | 1257

Jéssica Santos Machado, 29, aluna do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultura da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi selecionada para um debate online que terá a participação de dois ganhadores do Prêmio Nobel: a norueguesa May-Britt Moser e o francês Serge Haroche.

Jéssica foi escolhida numa seletiva que contou com mais de 170 candidatos de 90 universidades públicas e privadas de 23 Estados do Brasil e do Distrito Federal. Foram selecionados 40 estudantes.

A discente pesquisa a repatriação de bens arqueológicos no Brasil e foi indicada pelo o perfil entre os alunos da pós-graduação da universidade, e, por fim, dentre as indicações das universidades, foi selecionada para a participar do evento intitulado "O Valor da Ciência". O debate é promovido pela Academia Brasileira de Ciências e pela Nobel Prize Outreach (braço de comunicação da Fundação Nobel), em colaboração com o Instituto Serrapilheira e objetiva inspirar jovens estudantes brasileiros a dedicar suas carreiras à ciência. May-Britt Moser venceu o Nobel de Medicina em 2014, enquanto Serge Haroche faturou o Nobel da Física em 2021.

A estudante falou sobre a importância da atividade ao jornal Correio."Esse debate é importante, porque além de estudante de Arqueologia, também sou estudante de biologia na Uefs, o que me torna totalmente rodeada pelo mundo científico. A ciência precisa de maior alcance e cabe a nós estudantes fazer que isso aconteça. Para mim, como mulher baiana, é uma honra e uma responsabilidade muito grande representar nossos estudantes, somos o futuro e um meio de transformação da nossa própria realidade", disse Jéssica, que participará da mesa redonda com May-Britt Moses, às 11h15 do dia 8 de abril.

O Presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich afirma que uma discussão com dois vencedores do Prêmio Nobel a respeito do valor da ciência, num momento complexo como este que atravessamos, representa uma oportunidade ímpar para refletirmos sobre o papel da ciência no desenvolvimento da humanidade e no enfrentamento dos desafios que temos diante de nós. 

O evento será conduzido em inglês, com tradução simultânea disponível. A transmissão será realizada no canal Nobel Prize do YouTube e os interessados poderão acompanhar com tradução em português ou pelo áudio original em inglês

Com informações do Jornal Correio e Ascom ABC.

registrado em:
Fim do conteúdo da página