Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Pesquisas sobre solos, arquitetura, Ayahuasca e depressão no Univerciência
Início do conteúdo da página
Univerciência

Pesquisas sobre solos, arquitetura, Ayahuasca e depressão no Univerciência

09/06/21 14:53 | 09/06/21 14:53 | 215

O Univerciência deste sábado (12) vai mostrar como o conhecimento científico melhora a vida da população. O programa visitou um laboratório de análise técnica sobre os solos e mostra uma pesquisa que estuda se o chá de Ayahuasca pode reduzir sintomas da depressão que é considerado pela Organização Mundial da Saúde o "mal do século XXI". A atração semanal traz ainda um resgate da arquitetura moderna na Bahia. No ar pela TVE aos sábados, às 14h30, o programa tem horários alternativos às segundas-feiras, às 20h, e quartas-feiras, às 7h30.

Você sabe o que é pesquisa científica e qual o impacto dela na sua vida? Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) explicam como o conhecimento científico melhora a vida das pessoas. A ciência parte de uma série de métodos, estudos, evidências e averiguações que contextualizam tudo aquilo que se busca compreender.

Desde 1995 o laboratório de solos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) realiza a análise técnica do solo das propriedades rurais do estado e do norte de Minas Gerais. O espaço faz exame químico e físico das amostras enviadas, e orienta a produção. O programa vai mostrar todo o procedimento de análise até a emissão do laudo, que auxilia para que o produtor possa atuar, junto com o técnico, na melhoria do solo.

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram um estudo com o chá de Ayahuasca, composto de plantas com efeitos alucinógenos, para investigar a sua relação com a redução dos sintomas da depressão. A doença silenciosa foi considerada pela Organização Mundial da Saúde como o "mal do século XXI". Usado para fins terapêuticos, crenças espirituais e rituais religiosos, como o xamanismo e o Santo Daime, o chá de Ayahuasca é famoso pela capacidade de induzir modificações intensas na percepção, emoção e cognição. Para além dos rituais religiosos, a Ayahuasca é também a propulsora da pesquisa em torno dos psicodélicos.

O Univerciência vai mostrar ainda a coleção de livros “Arquitetura Moderna na Bahia”, de autoria do professor Nivaldo Andrade. A coleção foi lançada pela editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) e conta com cinco volumes. Toda a obra foi baseada na tese de doutorado do autor que conquistou o prêmio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. A edição dos livros surgiu a partir da constatação do professor Nivaldo que os estudantes baianos estudavam a arquitetura moderna sem qualquer referência arquitetônica das construções da Bahia.

O programa Univerciência tem a participação de instituições de todos os estados nordestinos a partir da parceria entre as universidades e televisões públicas da região. A produção do conteúdo é colaborativa e a veiculação acontece em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

Onde assistir

Sábado, 05/06, às 14h30, no canal do Youtube da TVE.

Segunda, 07/06, às 10h, no canal do Youtube da TV UFRB.

registrado em:
Fim do conteúdo da página