Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > UFRB participa de Agenda de Desenvolvimento Territorial do Recôncavo
Início do conteúdo da página
Institucional

UFRB participa de Agenda de Desenvolvimento Territorial do Recôncavo

06/09/21 12:56 | 20/09/21 16:49 | 360
imagem sem descrição.

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Fábio Josué Souza dos Santos, representou a instituição na "Reunião Agenda de Desenvolvimento Territorial - Território do Recôncavo", que aconteceu na cidade de Cruz das Almas, na última sexta-feira, 03 de setembro.

O evento teve o objetivo de debater a atualização do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável, programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria do Planejamento, no âmbito da Agenda de Desenvolvimento Territorial (AG-Ter). A proposta apresentada para as regiões inclui investimentos integrados em infraestrutura, agroindústria, entre outros.

O encontro teve a participação do vice-governador João Leão, também secretário de Planejamento do Estado; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal; dos deputados federais Ronaldo Carletto e Mário Negro Monte Jr.; dos deputados estaduais Niltinho, Eduardo Sales e Robinson Almeida; do Diretor-geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Alberto Vilarinhos e de integrantes dos 19 municípios. O prefeito de Cruz das Almas, Ednaldo Ribeiro, anfitrião, e gestores de outras sete cidades do Recôncavo participaram do ato: o prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo, o prefeito de Muniz Ferreira, Gileno Pereira, o prefeito de Maragogipe, Valnício Armed, o prefeito de Muritiba, Danilo Sampaio, o prefeito de Governador Mangabeira, Marcelo Pedreira, além de vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, lideranças dos movimentos sociais e membros da Coordenação Executiva do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Recôncavo (CODETER).

“Realizamos mais uma Agenda Territorial com escuta qualificada, desta vez aqui no Recôncavo, território que teve uma importância enorme na história da independência da Bahia. De posse das demandas, podemos partir para o planejamento”, declara João Leão.

Na ocasião, a UFRB recebeu o convite para coordenar a elaboração do Plano, juntamente com a Embrapa. Para o reitor da UFRB, Fábio Josué, "desde a sua criação a UFRB vem contribuindo enormemente para o desenvolvimento regional, em várias dimensões. A UFRB não se furtará de colaborar com este novo desafio, com esta tarefa de ser uma parceira importante na articulação para a promoção do desenvolvimento social e econômico sustentável da região”.

O atual Plano Territorial foi elaborado pela UFRB, por meio do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Recôncavo da Bahia, do Vale do Jiquiriçá e do Portal do Sertão. O presente plano é entendido como um conjunto de diretrizes, estratégias e compromissos resultantes da integração e da construção entre os sujeitos sociais e as esferas governamentais (municipais, estaduais e federal), com a indicação de prioridades dos respectivos Colegiados Territoriais (CODETERs) para a promoção do desenvolvimento sustentável e solidário.

Em breve novos encontros serão realizados para desencadear o processo de atualização do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Recôncavo a ser entregue à Seplan, conforme compromisso firmado pela UFRB.

Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página