Fechar
Página inicial Notícias UFRB publica guia para orientar a curricularização da extensão na Universidade
Extensão

UFRB publica guia para orientar a curricularização da extensão na Universidade

20/04/22 08:44 , 28/04/22 11:55 | 1941
imagem sem descrição.

Desde 2016, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia  (UFRB), por meio das suas Pró-Reitorias de Extensão (PROEXT) e de Graduação (PROGRAD), constrói, junto aos Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos, a Política de Curricularização da Extensão da Universidade, instituída pela Resolução N° 025/2021 CONAC/UFRB

Considerando a indissociabilidade com ensino, a pesquisa e as políticas afirmativas, a curricularização da extensão é o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos de graduação. Na prática, todos os estudantes de graduação da UFRB precisam ter vivências na extensão universitária, para garantir uma formação universitária mais cidadã, ética e solidária.

A curricularização da extensão é uma das metas previstas no Plano Nacional de Educação- PNE (2014-2024). Até o final de 2022, os cursos de graduação das universidades públicas brasileiras devem destinar, no mínimo, 10% da sua carga horária à extensão universitária. 

Com o objetivo de operacionalizar a Resolução N° 025/2021 CONAC, PROEXT, PROGRAD e SURAC (Superintendência de Registro das Atividades Acadêmicas) publicaram o Guia da Curricularização da Extensão: Orientações Gerais para os Cursos de Graduação da UFRB. A publicação resume a trajetória da curricularização da extensão na UFRB e explica as possibilidades de inclusão da extensão nos Projetos Pedagógicos dos Cursos da Universidade. 

Construídas no debate com as especificidades das diferentes áreas de conhecimento, existem três possibilidades de inserção da extensão por meio de componentes curriculares, que devem estar integradas aos programas e projetos de extensão registrados na PROEXT. O Guia da Curricularização da Extensão orienta sobre os caminhos operacionais para implantação da curricularização da extensão pelos Núcleos Docentes Estruturantes de cada curso.

Para acompanhar e avaliar o processo de curricularização nos centros de ensino, a UFRB instituiu uma comissão, com representação da PROEXT, PROGRAD, SURAC e Centros de Ensino. Além desse suporte, todos os documentos, regulamentações e orientações estão disponíveis na página da curricularização da extensão, disponível no site da PROEXT.

Acesse o Guia da Curricularização da Extensão: Orientações Gerais para os Cursos de Graduação da UFRB.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!