Fechar
Página inicial Notícias Poste gerador de energia desenvolvido na UFRB é destaque no Univercência
Univerciência

Poste gerador de energia desenvolvido na UFRB é destaque no Univercência

20/05/22 14:27 , 20/05/22 14:27 | 803
imagem sem descrição.

Neste sábado (21), às 14h30, na TVE, o Univerciência traz uma pesquisa sobre a resposta imunológica da Coronavac na população idosa. O programa vai mostrar também um poste gerador autônomo para iluminação pública, e um jogo online para auxiliar na aprendizagem da classificação periódica dos elementos químicos. A edição desta semana destaca ainda o desenvolvimento de uma casa que foi transformada em laboratório a favor da natureza. Sempre aos sábados, o Univerciência é exibido também em horário alternativo às segundas-feiras, às 20h30.

Segundo dados do Ministério da Saúde, os idosos representam cerca de 70% dos óbitos provocados pela covid-19 no Brasil. Com mais de 400 mil mortes desde o início da pandemia, a alta mortalidade pela infecção nessa faixa etária reforça a prioridade dada à campanha de vacinação a esse público. A partir desse contexto, pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) avaliaram a resposta imunológica da vacina Coronavac em idosos e profissionais de instituições de longa permanência do Estado de Sergipe. O estudo tinha como objetivo identificar se a vacina foi efetiva nesses indivíduos e se a produção de anticorpos era compatível com a aplicação da vacina, quando comparado com indivíduos adultos.

Utilizando tecnologia de baixo custo, com potencial para atender a comunidades sem iluminação pública, estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), ligados ao Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos/Sociedade de Potência e Energia, trabalham no desenvolvimento de um poste gerador autônomo de energia. O Univerciência vai mostrar como funciona o protótipo, nomeado de EEEcoluz, que utiliza tecnologia acessível composta por materiais recicláveis e de baixo custo, que torna o projeto ecologicamente sustentável. A ideia é auxiliar na iluminação de locais com baixa ou zero iluminação pública, levando energia para comunidades que não são atendidas pelas empresas distribuidoras de energia.

Estudantes da UFRB trabalham no desenvolvimento do protótipo do EEEcoluz.

O software educacional Big Bang, desenvolvido por professores do Instituto Federal da Bahia (IF Baiano), campus de Vitória da Conquista, facilita o ambiente de ensino, possibilitando a fácil interação e aprendizagem dos estudantes sobre a classificação periódica dos elementos, através de dicas contextualizadas que promovem o raciocínio e o aprendizado de maneira dinâmica e lúdica. No programa, o telespectador vai conhecer como surgiu a ideia e como funciona a ferramenta que transformou esse aprendizado em uma verdadeira brincadeira.

Um casal de pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) transformou a própria moradia em um verdadeiro laboratório amigo da natureza. Construída em um terreno de mil metros quadrados, a edificação ecológica reúne sustentabilidade e economia, e foi pensada com o objetivo de trazer bem estar para a família, através da utilização de um sistema consciente de água e energia.

Primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro, o Univerciência foi criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), e transformou-se, a partir da parceria entre a TVE Bahia e 40 instituições públicas de ensino superior de toda a região, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

O programa pode ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras de TV aberta, em 12 estados brasileiros, além do Canal Saúde e Canal Futura, e é disponibilizado semanalmente nos canais na Internet por cada TV e universidades participantes, alcançando juntos cerca de 100 milhões de pessoas. Entre estudantes, docentes e técnicos, o Univerciência conta com mais de 800 mil pessoas envolvidas na sua realização, com um alcance de mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!