Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > UFRB obtém nota máxima em credenciamento para Mestrado em Filosofia
Início do conteúdo da página
PÓS-GRADUAÇÃO

UFRB obtém nota máxima em credenciamento para Mestrado em Filosofia

27/06/22 14:30 | 28/06/22 10:53 | 1045

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Formação de Professores (CFP), e da Coordenação do Curso de Filosofia, obtiveram a pontuação máxima – 100 pontos – no processo de credenciamento do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), em resultado divulgado recentemente.

Agora a próxima etapa depende da liberação orçamentária da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), prevista para o próximo ano, para ser divulgado o edital da primeira turma de estudantes do PROF-Filo, na UFRB, Campus Amargosa.

O vice-coordenador do curso de Filosofia, professor Fábio Falcão Oliveira considerou “uma grande vitória” o resultado do processo de credenciamento, que faz com que a UFRB seja a mais nova universidade associada ao PROF-FILO, como núcleo. “Ficamos na frente de universidades muito fortes no Brasil e, além disso, somos a única no estado da Bahia, a conseguir esse feito”.

Para Fábio, na Bahia, em especial, há uma significativa demanda por esse tipo de formação, já que não existe um mestrado profissional em Filosofia no Estado. Na Bahia existem seis cursos de Licenciatura em Filosofia em Universidades Públicas distribuídos pelo Estado, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Existem também faculdades e universidades particulares que possuem cursos de Filosofia, como a Universidade Católica de Salvador (UCSal). Dentre as universidades públicas, apenas a UFBA oferece um mestrado stricto sensu em Filosofia, na modalidade acadêmica.

O PROF-FILO tem por objetivo ofertar curso de mestrado em Filosofia, na modalidade mestrado profissional, em rede, com abrangência nacional, aos professores de Filosofia na Educação Básica preferencialmente aqueles que atuam nas escolas das redes públicas de ensino.

Um mestrado profissional no modelo PROF é um programa em rede nacional que cumpre os princípios básicos de um mestrado profissional e que, em termos específicos, é voltado para a capacitação de professores atuantes no ensino fundamental e no ensino médio.

“Assim, com o Mestrado Profissional, o Curso de Filosofia poderia contribuir com a melhoria da qualidade da docência em Filosofia na Educação Básica, oferecendo aos profissionais admitidos como seus discentes uma formação filosófica e pedagógica aprofundada voltada para o exercício da docência da Filosofia, em especial na Educação Básica”, afirma o professor Fábio Oliveira.

O curso de pós-graduação, com área de concentração em Ensino de Filosofia, é predominantemente presencial e confere aos estudantes concluintes o título de “Mestre em Filosofia”. Suas linhas de pesquisa são duas: Filosofia e Ensino; e Prática de Ensino de Filosofia.

O PROF-FILO se estrutura a partir de núcleos sediados em Instituições de Ensino Superior (IES) que são responsáveis pela coordenação e execução local do curso. O corpo docente do PROF-FILO – responsável pelas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão – é formado por docentes dos núcleos.

Segundo Fábio, a implantação futura do Núcleo do PROF-FILO é oportuna “frente aos desafios a que se propõe o Centro de Formação de Professores (CFP), ao seu compromisso social, sua consolidação, seu empenho para formar educadores e professores de que o Brasil necessita. A criação deste Núcleo ampliaria a formação filosófica de educadores e professores neste nordestino Recôncavo da Bahia e todo o interior da Bahia cuja demanda a UFRB atende com relevante impacto educativo, cultural e econômico”.

Histórico

A iniciativa de criação do PROF-Filo foi da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF). A instituição sede é a UFPR (Universidade Federal do Paraná); o diploma será expedido pela instituição do núcleo.

O público-alvo do mestrado são Professores de Filosofia do Ensino Médio que estejam em exercício da docência em sala de aula, preferencialmente, em escola da rede pública de ensino e que tenham concluído o curso de graduação em Filosofia ou área afim.

Atualmente, são 16 universidades públicas associadas ao PROF-FILO. O programa acolhe cerca de 199 candidatos por ano e recebeu novos estudantes entre 2017 e 2020. Por determinação da Capes, não houve nenhum ingresso em 2021. Neste ano, terá início a quinta turma. Até o momento, foram titulados cerca 220 professores da educação básica.

registrado em:
Fim do conteúdo da página