Fechar
Página inicial Notícias UFRB realiza ação contra soltura de animais de grande porte no Campus Cruz das Almas
Institucional

UFRB realiza ação contra soltura de animais de grande porte no Campus Cruz das Almas

01/08/22 15:35 , 01/08/22 15:39 | 769
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), tem realizado ações contra a soltura de animais externos de grande porte no Campus Cruz das Almas. A presença desses animais traz prejuízos patrimoniais e acadêmicos enormes, acidentes diversos, bem como riscos de propagação de enfermidades no rebanho da instituição, podendo também contaminar pessoas.

O trabalho dá continuidade às ações iniciadas pela atual gestão da UFRB, em 2020, após diálogos com o CCAAB, ADAB, Polícia Militar, Polícia Civil, mas que foram prejudicadas pela situação de pandemia da COVID-19.

"O nosso compromisso é resolver esse problema histórico da Universidade que tem comprometido o desenvolvimento das atividades de nossos professores, técnicos, estudantes e terceirizados, preservar o patrimônio da instituição e criar condições para que a nossa comunidade acadêmica possa realizar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão com mais tranquilidade", afirma o reitor Fábio Josué.

Como forma de orientar a comunidade acadêmica e a sociedade, no início de julho de 2022, foram instaladas faixas em todo o Campus comunicando a proibição da soltura de animais externos. Na sequência, a UFRB começou a apreender, notificar e multar os responsáveis pelos animais.

Segundo Emerson Franco, pró-reitor de Administração, outras medidas foram realizadas em paralelo: “a contratação de trabalhadores de campo para efetuar as apreensões; alteração da rotina dos terceirizados (vaqueiros e vigilantes) para intensificar as rondas, ampliar o período da fiscalização e dar apoio nas apreensões; início da instalação do sistema de vigilância eletrônica; e, requalificação e ampliação das cercas”.

De acordo com Jarbas Queiroz, coordenador de Serviços Operacionais, "desde então, mais de 80 animais foram apreendidos e seus donos notificados para as providências necessárias. Em menos de um mês já tivemos resultados positivos; já é perceptível que não há mais animais soltos no Campus". O coordenador relata que a Fazenda Experimental do CCAAB tem prestado apoio na apreensão dos animais.

Além destas medidas, a Universidade tem dialogado com órgãos externos no sentido de construir acordos para destinação, para fora de município, de possíveis animais aprendidos no Campus. O objetivo é que os proprietários sejam incumbidos de custear as despesas de alimentação e cuidado dos animais, bem como o custo do transporte para o seu resgate, dentro de um prazo fixado, sob pena de perder o rebanho, que seria leiloado. Uma reunião com a direção da Escola de Medicina Veterinária e Zootécnica da UFBA, em Salvador, foi feita em 28 de julho, com encaminhamentos promissores.

Com o objetivo de complementar as ações que vem sendo desenvolvidas, a UFRB disponibiliza o e-mail do Núcleo de Gestão do Espaço Físico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e o telefone (75) 3621-4108 para relatos de ocorrências.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!