Fechar
Página inicial Notícias Nota da UFRB sobre liberação parcial do orçamento da Universidade - 2022
Nota

Nota da UFRB sobre liberação parcial do orçamento da Universidade - 2022

09/12/22 05:35 , 19/12/22 08:21 | 1842

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa à sua comunidade acadêmica e à sociedade em geral que nesta quinta-feira, 08/12, o Governo Federal liberou parte dos recursos financeiros retidos desde o último dia 01/12.

Foram liberados R$ 831.000,00 de limite financeiro, recursos que serão utilizados prioritariamente para pagamento de auxílios estudantis e bolsas de graduação e pós-graduação próprias da Universidade. Os pagamentos já foram iniciados pela Universidade e devem chegar às contas dos estudantes nos próximos dias, a depender do prazo de compensação financeira de cada banco.

Cabe destacar o papel relevante assumido pela Diretoria Executiva da Andifes - Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, que atuou no diálogo com o Governo Federal e com o Congresso Nacional, na resolução de mais esta crise provocada pela atual gestão que culminou com a retirada do orçamento das Universidades a menos de um mês de findar o ano e o governo que ora encerra o seu mandato à frente do executivo federal.

As demais despesas continuam pendente de pagamento. Até o momento a UFRB possui 4,3 milhões de despesas liquidadas, pendente de pagamento e seguimos aguardando a liberação de limites financeiro correspondente para que possamos cumprir todos os pagamentos com nossos contratados e fornecedores.

A liberação, mesmo que parcial, dos recursos financeiros no dia de ontem, representa uma vitória importante das Universidades Federais. Mas, registre-se que ainda temos uma luta a ser travada para que orçamento bloqueado seja liberado, tendo em que a UFRB continua com o valor de R$ 2.037.000,00 bloqueados e, por conseguinte, depende destes recursos para que seja possível efetuar empenho de despesas institucionais previstas para este mês.

Durante esta quinta-feira, 08/12, o reitor Fábio Josué participou de reunião com os demais reitoras e reitores na sede da Andifes em Brasília. Na programação do evento constou encontros com parlamentares e membros da equipe de transição do novo governo federal. No meio da manhã, o Deputado Federal Reginaldo Lopes (MG) esteve presente na Andifes. No início da tarde os reitores estiveram reunidos com o ex-ministro da Educação, José Henrique Paim; o ex-secretário Executivo do MEC e ex-ministro professor Luiz Carlos Costa; o professor da UVA e ex-prefeito de Sobral-CE, Veveu Arruda; e a Deputada Federal Alice Portugal (BA), membros do GT de Transição na área da Educação, ocasião em que se discutiu o orçamento para o Ensino Superior, oportunidade na qual se demandou a recomposição dos cortes realizado em 2022 e a previsão dos recursos para o ano de 2023.

Desse modo, reitera-se o compromisso da Reitoria da UFRB em manter o diálogo com a Andifes e com parlamentares da bancada federal, fortalecendo o pleito de recomposição completa do orçamento bloqueado para que a Universidade possa honrar com os compromissos assumidos e assegurar o seu funcionamento regular.

Cruz das Almas, 08 de dezembro de 2022.

Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!