Fechar
Página inicial Notícias UFRB avança em avaliação dos cursos de pós-graduação em rede
CAPES

UFRB avança em avaliação dos cursos de pós-graduação em rede

19/01/23 10:35 , 19/01/23 10:35 | 1026
imagem sem descrição.

Os cursos de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) e Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) destacaram-se na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), alcançando, respectivamente, as notas 5 e 4.
 
As notas divulgadas expressam a excelência e desenvolvimento dos cursos de pós-graduação em rede da UFRB. Os conceitos da avaliação da CAPES variam de 3 a 5 para cursos de mestrado, em que 3, 4 e 5 correspondem à avaliação de “regular”, “bom” e “muito bom”.
 
Para Maurício Silva, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), a UFRB tem ampliado significativamente sua inserção nas redes de pesquisa que possuem programas profissionais. “São programas que hoje possuem totais condições de reivindicar seus doutorados. Além dos tradicionais PROFNIT, PROFMAT e PROFSAÚDE, estamos iniciando atividades no PROF-FILO, da área de Filosofia e no PROFQUI, da área de Química. Cabe ressaltar que além do conceito 5 do PROFMAT, todos possuem conceito 4, o que demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido pelos(as) pesquisadores(as)”, assegurou.
 
Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)

 
O PROFMAT é um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática. Aderido pela UFRB em 2012, o curso opera em ampla escala, com o objetivo de, a médio prazo, ter impacto significativo na formação matemática de professoras e professores em todo o território nacional.
 
Para a coordenadora do Curso, Andrêssa Lima, a nota do curso é resultado de esforços e competências coletivas. “Ficamos muito felizes com a notícia da manutenção do conceito 5, pois trabalhamos muito para manter a qualidade do Programa que tem grande relevância no aperfeiçoamento dos professores de Matemática do ensino básico da região do Recôncavo da Bahia. Por isso, é muito gratificante ver o nosso esforço ser ratificado pela CAPES”, afirmou. 
 
Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT)
 

O PROFNIT é um mestrado em Rede Nacional, resultado de um esforço do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) articulado com instituições de ensino superior. Criado em resposta às dificuldades da interação universidade-empresa, o curso propõe formar mestres que atuem na interface entre as ações indisciplinares e os ambientes de inovação.
 
“A nota 4 vem com esforço da PPGCI, da UFRB e do próprio curso em conjunto com o PROFNIT nacional. O PROFNIT está presente em outros vinte e sete estados brasileiros e só aqui na Bahia são quatro cursos, mais especificamente o da UFRB representa a nota quatro, mostrando o esforço da PPGCI que montou um edital de professor visitante, montou o núcleo de periódicos, o registro da produtividade em livros e capítulos de livros que culminou com a nota 4”, ressaltou o coordenador do curso, Júlio César.  
 
O coordenador destacou também a importância do incentivo à produtividade e o desenvolvimento das comunidades. “A nota 4 para o mestrado profissional em Inovação Tecnológica vai representar esse esforço da UFRB para apoiar a produtividade. Cada estudante só faz projetos que resolvam um problema prático do mundo empresarial. A nota 4 também representa o esforço da UFRB para acompanhar o desenvolvimento dos conhecimentos tradicionais nas comunidades indígenas e quilombolas, auxiliando na comercialização dos produtos da comunidade, incentivando o turismo agroecológico, histórico, artístico e cultural”.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!