Fechar
Página inicial Objetivos, Metas e Resultados

Objetivos, Metas e Resultados

Nesta seção encontram-se os Objetivos, Metas e Resultados alcançados pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, de acordo com seu Estatuto, tem por finalidade gerar e compartilhar conhecimento, promover formação continuada, diplomar nas diferentes áreas do saber, contribuir com amplo e diversificado intercâmbio de conhecimento com a sociedade através da extensão aberta e inclusiva, melhorar o ensino em todos os níveis e modalidades, visando ao exercício de atividades profissionais e à participação no desenvolvimento do Recôncavo, do Estado e do País.

A seguir, estão expostos missão, visão e valores que norteiam as atividades da UFRB, conforme PDI 2019-2030:

Missão

Formar cidadãos criativos, empreendedores e inovadores, contribuindo para o desenvolvimento social, tecnológico e sustentável, promovendo a inclusão e valorizando as culturas locais.

Visão

Ser reconhecida como instituição de excelência e referenciada pela geração e difusão do conhecimento.

Valores

O funcionamento da UFRB é regido pelos seguintes princípios:

a) Excelência Acadêmica – ações socialmente relevantes voltadas principalmente para a Região do Recôncavo da Bahia, tendo compromisso com a formação humana, em suas dimensões ética, cultural, científica, artística, técnica, profissional, social e intelectual, e na atuação competente, comprometida e responsável de seus docentes, e corpo técnico-administrativo. Além disso, diz respeito à competência institucional para produzir, inovar e difundir conhecimentos e à capacidade de participar de transformações que conduzam ao aperfeiçoamento da sociedade por meio de ações extensionistas acionadas por uma gestão universitária competente.

b) Inclusão Social – compromisso de garantir às pessoas e aos grupos ainda à margem do ensino superior o acesso, a permanência, a integração à vida universitária e o sucesso acadêmico.

c) Desenvolvimento Regional – a Universidade atua para desenvolver uma relação que integre as diferentes instâncias representativas das comunidades ao seu entorno, devendo seu trabalho contribuir para a valorização da diversidade e do patrimônio cultural e natural da região, além de agir em sua defesa, dispondo-se à construção conjunta de soluções para os principais problemas regionais, em prol do desenvolvimento sustentável e da justiça social.

d) Internacionalização – promoção do intercâmbio cultural, científico e técnico, com instituições brasileiras e estrangeiras, por meio da mobilidade de professores, servidores e estudantes. É do seu interesse o desenvolvimento de programas educacionais para construir um ambiente acadêmico multilinguístico, a investigação científica com base em parcerias e redes de pesquisa e o estímulo à cooperação internacional, para a diversidade, inovação tecnológica e pedagógica no contexto da educação digital, aberta e flexível, com destaque para países da América Latina e de língua oficial portuguesa.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Aprovado em 2019 através do seu Conselho Curador, o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRB veio com a proposta de ser o documento norteador da instituição durante seus próximos 12 anos. Através dele fica definido quais direções as unidades executivas e acadêmicas devem seguir e se lastrear até 2030. Nele está contido o projeto pedagógico institucional, o perfil institucional, as fontes de financiamento, as políticas de ensino, pesquisa, extensão, atendimento a discentes, ações afirmativas, internacionalização, bem como o perfil do corpo técnico-administrativo e docente; além de disciplinar a construção do Plano de Gestão do Reitorado e dos Planos de Gestão dos Centros de Ensino. E, por fim, cumpre destacar seus 4 pilares fundamentais: Programas Estruturantes, Objetivos Estratégicos, Linhas de Ação e Metas. 

RESULTADOS

Os resultados alcançados no exercício de 2022 estão apresentados nos itens 1.5, 1.6 e no anexo I do Relatório de Gestão 2022..

 

Unidade Responsável pela atualização:  Coordenadoria de Orçamento e Desenvolvimento Institucional – CODIN/PROPLAN.
Contato com a Unidade Responsável: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Data da última atualização: 31/03/2023
Fonte da informação: Gabinete da Reitoria, Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN)

 

Na dúvida, fale conosco!