Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Objetivos, Metas e Resultados
Início do conteúdo da página

Objetivos, Metas e Resultados

Nesta seção encontram-se os Objetivos, Metas e Resultados alcançados pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, de acordo com seu Estatuto, tem por finalidade gerar e compartilhar conhecimento, promover formação continuada, diplomar nas diferentes áreas do saber, contribuir com amplo e diversificado intercâmbio de conhecimento com a sociedade através da extensão aberta e inclusiva, melhorar o ensino em todos os níveis e modalidades, visando ao exercício de atividades profissionais e à participação no desenvolvimento do Recôncavo, do Estado e do País.

A seguir, estão expostos missão, visão e valores que norteiam as atividades da UFRB, conforme PDI 2019-2030:

Missão

Formar cidadãos criativos, empreendedores e inovadores, contribuindo para o desenvolvimento social, tecnológico e sustentável, promovendo a inclusão e valorizando as culturas locais.

Visão

Ser reconhecida como instituição de excelência e referenciada pela geração e difusão do conhecimento.

Valores

O funcionamento da UFRB é regido pelos seguintes princípios:

a) Excelência Acadêmica – ações socialmente relevantes voltadas principalmente para a Região do Recôncavo da Bahia, tendo compromisso com a formação humana, em suas dimensões ética, cultural, científica, artística, técnica, profissional, social e intelectual, e na atuação competente, comprometida e responsável de seus docentes, e corpo técnico-administrativo. Além disso, diz respeito à competência institucional para produzir, inovar e difundir conhecimentos e à capacidade de participar de transformações que conduzam ao aperfeiçoamento da sociedade por meio de ações extensionistas acionadas por uma gestão universitária competente.

b) Inclusão Social – compromisso de garantir às pessoas e aos grupos ainda à margem do ensino superior o acesso, a permanência, a integração à vida universitária e o sucesso acadêmico.

c) Desenvolvimento Regional – a Universidade atua para desenvolver uma relação que integre as diferentes instâncias representativas das comunidades ao seu entorno, devendo seu trabalho contribuir para a valorização da diversidade e do patrimônio cultural e natural da região, além de agir em sua defesa, dispondo-se à construção conjunta de soluções para os principais problemas regionais, em prol do desenvolvimento sustentável e da justiça social.

d) Internacionalização – promoção do intercâmbio cultural, científico e técnico, com instituições brasileiras e estrangeiras, por meio da mobilidade de professores, servidores e estudantes. É do seu interesse o desenvolvimento de programas educacionais para construir um ambiente acadêmico multilinguístico, a investigação científica com base em parcerias e redes de pesquisa e o estímulo à cooperação internacional, para a diversidade, inovação tecnológica e pedagógica no contexto da educação digital, aberta e flexível, com destaque para países da América Latina e de língua oficial portuguesa.

 

Programas Estruturantes e Objetivos estratégicos

Foram definidos 4 Programas Estruturantes: Avança UFRB (Inovação), UFRB em Desenvolvimento (Consolidação), Somos UFRB e Vem ser UFRB. Os programas estruturantes visam ao atendimento da comunidade acadêmica e da sociedade, dando visibilidade à estratégia.

Os Objetivos Estratégicos têm relevância institucional e são o desmembramento dos Programas Estruturantes, de médio e longo prazos para a UFRB. Foram definidos para o período 42 Objetivos Estratégicos, que podem ser categorizados conforme a seguir:

 

Unidade Responsável pela atualização: Coordenadoria de Orçamento e Desenvolvimento Institucional (CODIN/PROPLAN)

Contato com a Unidade Responsável: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Periodicidade de atualização: Anual

Data da última atualização: 30/12/2020

Fonte da informação: Gabinete da Reitoria, PROPLAN

 

Fim do conteúdo da página