Fechar
Evento

VII Seminário Filosofia de Quinta - Liberdade, Estado e Religião em Mikhail Bakunin

14/08 19:00

Facebook - Online

Acessar Site do Evento

No dia 14 de agosto, às 19 horas, o Núcleo de Pesquisa e Extensão Filosófica- NUPEF realizará a 7ª edição do Seminário Filosofia de Quinta com o tema: Liberdade, Estado e Religião em Mikhail Bakunin. O evento será transmitido pelas páginas Curso de Filosofia no Facebook e Filosofia UFRB no Youtube.

Durante a pandemia o Núcleo Docente Estruturante-NDE do Curso de Filosofia iniciou o Projeto de Tutoria, para aproximar e acolher seus estudantes. Entre as atividades acadêmicas dos diversos grupos de Tutoria, recupera-se outro projeto do NUPEF, de 2016, voltado à formação de professores e a popularização da filosofia e que foi batizado pelos estudantes da época com o provocativo nome de: Filosofia de Quinta. O título irônico e bem-humorado, embora sugira, obviamente, o complemento mental da palavra “quintessência”, refere-se simplesmente ao dia que foi escolhido para realização de sua ação culminante: o Seminário Filosofia de Quinta: na quinta-feira.  Esta edição, respeitando a agenda do convidado, será excepcionalmente realizada numa sexta-feira.

O projeto consiste, basicamente, num processo contínuo, permanentemente reeditado, que começa com a seleção de textos das mais variadas tradições filosóficas, sugeridos e votados pelos estudantes no grupo de estudos da Tutoria. O texto filosófico selecionado é, então, rigorosamente discutido nos encontros, tanto sob o ponto de vista de sua argumentação e contexto de produção quanto das suas possíveis relações com o momento presente, sem deixar de considerar sua relevância para o ensino e a democratização da filosofia no Brasil. Para cada edição do projeto Filosofia de Quinta duas escolas públicas são escolhidas pelos organizadores e seus professores de filosofia constroem juntamente com o grupo de estudos da Tutoria uma proposta para um Minicurso Filosofia de Quinta, com 4 ou 6 horas de duração. A proposta temática dos Minicursos está sempre relacionada aos textos estudados na Tutoria, com as devidas mediações pedagógicas  necessárias ao trabalho com estudantes do ensino médio. Os licenciandos da Tutoria participam como monitores do Minicurso, sob o acompanhamento e a supervisão dos professores dessas escolas.  Desse modo, a leitura introdutória de textos relevantes da História da Filosofia, a cooperação entre licenciandos e professores da rede pública e o trabalho desenvolvido com os estudantes do Ensino Médio culminam na realização de um grande evento público, aberto a qualquer interessado no tema, o Seminário Filosofia de Quinta. Para os Seminários convida-se um destacado especialista no tema de cada edição do projeto. Os professores e estudantes das escolas públicas, os licenciados de filosofia também participam do Seminário como debatedores do Professor ou Professora convidada.

O Seminário Filosofia de Quinta em suas primeiras edições foi realizado no Espaço Cultural Atelier Bistrô Profano em Amargosa. Com a pandemia o evento migrou para rede e hoje é transmitido pelas páginas do Curso de Filosofia do CFP/UFRB nas redes sociais, especialmente no Facebook e no Youtube. A live da sexta edição do Seminário Filosofia de Quinta ocorreu em junho com a participação do Presidente da Associação Nacional de Pós Graduação em Filosofia-ANPOF, o professor Adriano Correia (UFG). Foi um grande sucesso de público e de crítica. Esperamos repetir o êxito na 7ª edição do Seminário Filosofia de Quinta com o professor Acácio Augusto falando sobre as ideias anarquistas de Bakunin sobre liberdade, estado e religião.

Evento publicado em: 27/07/2020

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!