Fechar
Evento

II Encontro Internacional de Estética: "Recôncava intensidade"

19/10 18:00 a 23/10 21:00

Online

Acessar Site do Evento

O II Encontro Internacional de Estética será realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Estética (GEPE) com apoio do Núcleo de Pesquisa e Extensão Filosófica (NUPEF) do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A atividade reunirá, entre os dias 19 e 23 de outubro, estudiosos interessados na discussão filosófica e interdisciplinar em torno da estética e dos problemas que se relacionam com esta área do conhecimento e com a criação artística de modo geral. Em paralelo aos debates realizados no Encontro, será apresentada uma Exposição Virtual com trabalhos de cinema, desenho, literatura, música e pintura.

Este II Encontro pretende dar continuidade à primeira edição, realizada no CFP em 2016, com a presença de professores da instituição e convidados. Nesta segunda edição, os convidados são professores de diversas universidades do Brasil e da Argentina, iniciando um diálogo internacional, interdisciplinar e rizomático. O eixo principal dos debates e conferências propostas gira em torno dos sentidos da estética: a sensibilidade (aisthesis) como condição de possibilidade da experiência (estética transcendental), a relação do pensamento com a obra de arte (literatura, pintura, cinema, e música), os juízos de beleza, os sentimentos do sublime e do cômico, para aprender a rir com a filosofia.

O subtítulo do evento, “Recôncava intensidade”, faz alusão ao Recôncavo da Bahia, região do interior que esconde um sem fundo de segredos ancestrais das diversas etnias que constituem o povo brasileiro. A proposta é justamente afiançar os vínculos entre professores e pesquisadores da região do Recôncavo da Bahia que, fazendo uso das tecnologias modernas de comunicação, se reúnem no ciberespaço para apresentar e debater temas inerentes às suas pesquisas individuais com professores e pesquisadores argentinos. Além dos temas clássicos que constituem a estética como uma disciplina filosófica, assegurando-lhe um lugar na história do pensamento ocidental (europeu, principalmente), há toda uma série de conexões rizomáticas que fazem pensar problemas estéticos dissonantes.

O objetivo do Encontro é oferecer aos docentes e discentes da UFRB, das instituições participantes e ao público em geral um encontro acadêmico para compartilhar experiências, resultados de pesquisas e aprimorar conhecimentos na área de estética, tanto em sua vertente filosófica quanto na fruição da obra de arte e na prática artística. A ideia é promover a reflexão crítica e a pesquisa interdisciplinar, contemplando diversas correntes filosóficas do período contemporâneo que contribuem para uma compreensão plural dos problemas da estética (Kant, Schopenhauer, Nietzsche, Bergson, Heidegger, Merleau-Ponty e Deleuze), incluindo neste debate a perspectiva afro-brasileira e os estudos culturais como fundamentos de uma estética afirmativa e diversificada, irredutível aos cânones europeus.

Evento publicado em: 25/09/2020

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!