Fechar
Página inicial Valor Público

Valor Público

Nesta seção relacionamos o Valor Público dos serviços ofertados à sociedade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Modelo de negócio

Além de oferecer cursos de graduação e pós-graduação, a UFRB realiza a investigação e a pesquisa científica, bem como atua na prestação de serviços a instituições de interesse público ou privado, em assuntos relativos aos diversos campos do saber. Maiores informações estão disponíveis no PDI 2019 – 2030.

A proposta orçamentária da UFRB é elaborada pela Pró-Reitoria de Planejamento, órgão central do sistema de planejamento da instituição. Os instrumentos norteadores da proposta orçamentária são: externamente a LDO e o PPA, e internamente o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e o Plano de Ação Anual, em que estão consubstanciados os objetivos, ações, metas, atividades, projetos, prioridades e indicadores traçados para a instituição.

No PDI 2019 – 2030 encontram-se os planos de ação relacionados aos seus respectivos objetivos e metas, contemplando, entre outras informações, prazos e responsáveis pelas ações evidenciadas.

 

Cadeia de valor

Com o objetivo de atender as demandas por conhecimento das cidades de Amargosa, Cruz das Almas, Cachoeira, Feira de Santana, Santo Amaro da Purificação, Santo Antônio de Jesus e Cachoeira/São Félix, todas no Estado da Bahia, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia consolida suas demandas em quatro macroprocessos finalísticos: o ensino, a pesquisa, extensão e políticas afirmativas.

Todos os espaços institucionais que integram a UFRB estão inseridos nas suas diferentes unidades administrativas. Estas unidades são responsáveis por gerir a administração de cada um desses espaços, atendendo as demandas, obedecendo às orientações legais, respeitando a conveniência e finalidade de utilização e garantindo a preservação da coisa pública.

Vale ressaltar que a UFRB assume como princípio ético-político o propósito de assegurar institucionalmente a formulação e execução de políticas afirmativas e estudantis. É nesse sentido que a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) vem seguindo os princípios democráticos, a participação coletiva e construção mutualista, que vêm norteando o trabalho de formação e as definições de políticas e práticas de ações afirmativas e assuntos estudantis.

As Políticas Afirmativas, vinculadas às ações da política institucional relativa aos Assuntos Estudantis, versam sobre o acesso, a permanência e a pós-permanência no ensino superior público brasileiro de estudantes oriundos das escolas públicas, de afrodescendentes e de indiodescendentes, tendo-se como foco o desenvolvimento regional, e, por essa razão, integram as atividades finalísticas da UFRB.

Cadeia_de_valor_page-0001.jpg

 

Unidade Responsável pela atualização:  Coordenadoria de Orçamento e Desenvolvimento Institucional – CODIN/PROPLAN.
Contato com a Unidade Responsável: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Data da última atualização: 31/03/2022.
Fonte da informação: Gabinete da Reitoria, Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN). 

Na dúvida, fale conosco!