UFRB lança primeira edição de Cartilha de Propriedade Intelectual

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Coordenação de Criação e Inovação (CINOVA), lança a primeira edição da Cartilha de Propriedade Intelectual. A cartilha tem o objetivo de disseminar os conceitos básicos de propriedade intelectual e suas formas de proteção.

Além da apresentação da CINOVA e suas atribuições, são abordados os conceitos de Propriedade Intelectual e as diferentes formas de proteção dos ativos intangíveis como: Patentes, Marcas, Desenho Industrial, Programa de Computador, Direito autoras, proteção de cultivares, etc. O público-alvo são pesquisadores, empresários, empreendedores e/ou fornecedores de produtos e serviços.

“A propriedade intelectual é um fator decisivo para o desenvolvimento econômico e social sustentável de um país, inclusive na resolução de problemas sociais. No que diz respeito às Universidades, a proteção de patentes, além de garantir os direitos dos inventores, pode facilitar a transferência de tecnologias acadêmicas para outras instituições públicas e privadas, bem como atrair investimentos, por meio de parcerias estratégicas, a serem aplicados no desenvolvimento do ensino, extensão e realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e Inovação (PD&I)”, afirma o coordenador da CINOVA, Paulo Juiz. “Ademais, a proteção dos direitos de propriedade intelectual contribui para o estímulo ao empreendedorismo e à criação de empreendimentos tecnológicos”, acrescenta.

Sobre a CINOVA - É uma instância ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), que tem por objetivo apoiar a gestão da política de inovação da UFRB, através da realização de ações estratégicas de atuação institucional no ambiente produtivo local, regional ou nacional.

A Cartilha de Propriedade Intelectual está disponível para download em pdf.