CAPES aprova Mestrado em Saúde da População Negra e Indígena da UFRB

O curso de Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena, de natureza curricular interdisciplinar, é pioneiro no País ao contemplar a temática da saúde da população negra e indígena.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), aprovou a proposta de criação do curso de Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena, a ser ministrado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Santo Antônio de Jesus. A oferta de vagas do curso de mestrado acontecerá uma vez ao ano.

A divulgação da CAPES aconteceu nesta quinta-feira, 2. O resultado das propostas de cursos novos foram analisados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da CAPES. As propostas, enviadas em 2017 e 2018, foram analisadas durante a 185ª reunião do CTC-ES, que aconteceu entre os dias 24 e 26 de abril.

Poderão candidatar-se a ingressar no curso de Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena, portadores de diploma de nível superior legalmente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), profissionais do Sistema Único de Saúde, profissionais que atuam em unidades de saúde em comunidades tradicionais e indígenas e profissionais liberais com histórico no tema.

O número de vagas para o curso de Mestrado será definido pelo Colegiado do curso, com base nos quesitos de qualidade e na disponibilidade de orientadores, sendo que, para a primeira seleção, serão reservadas dez vagas. O curso poderá oferecer vagas para alunos especiais.

Conforme determinação da Resolução CONSUNI 002/2009, será estabelecida uma reserva de 10% das vagas para os servidores técnico- administrativos da UFRB.

O processo seletivo para ingresso no Curso de Pós-Graduação em Saúde da População Negra e Indígena será divulgado anualmente em Edital específico, sendo composto pelas etapas de avaliação: I – Exame do currículo lattes do candidato; II – Entrevista; III- Projeto de TCC ou intervenção em conformidade com uma das linhas de pesquisa; IV- Carta de intenção do candidato; V - Termo de compromisso do candidato assinado pelo dirigente da instituição, indicando o profissional para se inscrever no processo de seleção e assegurando sua liberação para participar das atividades do Curso; e VI - Exame de proficiência em língua estrangeira.

Para obtenção do título de mestre, o pós-graduando deverá cumprir 408h/aula em disciplinas (24 créditos). Deve realizar também as atividades individuais obrigatórias: Exame de Qualificação, Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Profissional e Língua Estrangeira (Inglês).

FONTE: PORTAL UFRB