UFRB divulga processo seletivo para aluno regular do Mestrado em Ciências Sociais

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia está com inscrições abertas para o processo seletivo de alunos regulares do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdade e Desenvolvimento (PPGCS), com entrada no primeiro semestre acadêmico de 2020. São ofertadas 16 vagas, sendo inicialmente garantidas oito vagas por linha de pesquisa: Identidade e diversidade cultural e Desigualdades sociais e políticas de desenvolvimento territorial.

As inscrições seguem abertas até o dia 30 de outubro, exclusivamente via internet, na Plataforma SIGAA/UFRB. O público-alvo são graduados ou graduandos de qualquer área, sendo necessário apresentar o comprovante de colação de grau no ato da matrícula. Duas vagas poderão ser ocupadas por Servidores Técnico-Administrativos do quadro efetivo da UFRB e, atendendo à política de cotas, três vagas poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros, uma vaga para pessoas com deficiência e duas vagas para indígenas, quilombolas ou pessoas trans.

A seleção será constituída de prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, com peso 5; anteprojeto de pesquisa, de caráter eliminatório e classificatório, com peso 3; prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, com peso 2, e prova de língua estrangeira, que consistirá em tradução de um texto acadêmico escrito em inglês, com caráter classificatório, podendo ser utilizada como critério de desempate na ordem de classificação.

O resultado parcial será divulgado até o dia 20 de janeiro e o resultado final após o processo de heteroidentificação das autodeclarações dos candidatos às vagas da reserva de cotas, em data a ser divulgada no site do programa.

Sobre o PPGCS - É inerentemente interdisciplinar, ao congregar Antropologia, Ciência Política e Sociologia. A área de concentração Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento se mostra como expressão e assunção pelo programa do desafio no enfrentamento da interdisciplinaridade. Assume como tarefa o aprofundamento de estudos qualificados a respeito de questões relativas às desigualdades e à diversidade a partir das lentes da identidade e do desenvolvimento.

O curso é ofertado no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira.

Confira o Edital Nº 03/2019 – PPGCS.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/pgcienciassociais.