UFRB abre inscrição para Mestrado Profissional em Educação do Campo

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com inscrições abertas para a seleção de alunos regulares do curso de Mestrado Profissional em Educação do Campo, para ingresso no primeiro semestre acadêmico de 2020. Os interessados devem realizar as inscrições até o dia 1º de novembro, exclusivamente via internet, na Plataforma SIGAA/UFRB.

O curso tem como público preferencial os profissionais da Educação (docentes, gestores e técnicos) e educadores do campo que têm como lócus de atuação profissional as escolas do campo, secretarias de educação, comunidades rurais (assentamentos, acampamentos, comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas, fundo e fecho de pasto) e movimentos sociais e sindicais do campo.

O foco da formação é a Educação do Campo no contexto social, político e econômico da realidade agrárias brasileira, podendo ser admitidos candidatos portadores de diploma de ensino superior nas diversas áreas do conhecimento. No total, são ofertadas 20 vagas, distribuídas entre três linhas de pesquisa: Formação de professores e organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo; Agroecologia, trabalho, movimentos sociais do campo e educação; Cultura, raça, gênero e educação campo.

Do total das vagas, duas poderão ser ocupadas por Servidores Técnico-Administrativos do quadro efetivo da UFRB e, atendendo à política de cotas, quatro poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros, uma vaga para pessoas com deficiência e três vagas para indígenas, quilombolas ou pessoas trans. Na hipótese de não haver candidatos aprovados em número suficiente em determinada modalidade de reserva de vagas, as respectivas vagas não preenchidas serão deslocadas para a ampla concorrência.

A seleção ocorrerá em quatro etapas: prova escrita, plano de trabalho, entrevista e avaliação do currículo Lattes. A pontuação final de cada candidato ao término do processo seletivo será equivalente à média simples das notas atribuídas às avaliações dos exames realizados em todas as etapas. O resultado final será divulgado após o processo de heteroidentificação das autodeclarações dos candidatos às vagas da reserva de cotas, em data a ser divulgada pelo programa.

Sobre o curso – O objetivo do Mestrado em Educação do Campo é intermediar o diálogo entre a diversidade camponesa e o fazer pedagógico, visando contribuir para que os docentes das redes públicas de ensino, gestores públicos e articuladores dos movimentos e redes sociais do campo possam redimensionar suas leituras sobre a realidade agrária brasileira, redefinindo suas práticas pedagógicas e os modelos de gestão das escolas do campo.

As aulas acontecem no Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa.

Confira o Edital de Seleção Nº 04/2019 – PPGEDUCAMPO.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/ppgeducampo.