UFRB seleciona alunos para Mestrado em Comunicação, em Cachoeira

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre processo seletivo para o ingresso de alunos regulares no curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Comunicação, para o primeiro semestre letivo de 2020.

As inscrições seguem abertas até o dia 10 de novembro, exclusivamente via internet no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

O público-alvo são graduados ou graduandos de qualquer área. Candidatos estrangeiros somente poderão participar do processo seletivo com o diploma devidamente revalidado no Brasil.

No total, são ofertadas dezesseis vagas na área de concentração - Mídia e formatos narrativos- divididas entre as duas linhas de pesquisa: Comunicação e memória (8 vagas); e Mídia e sensibilidades (8 vagas).

Duas vagas poderão ser ocupadas por Servidores Técnico-Administrativos do quadro efetivo da UFRB e, atendendo à política de cotas, três vagas poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros, uma vaga para pessoas com deficiência e duas vagas para indígenas, quilombolas e pessoas trans.

A taxa de inscrição do interessado é no valor de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais), a ser pago através da GRU simples (Guia de Recolhimento da União), no Banco do Brasil.

A seleção constará de prova escrita (peso 4), análise do projeto (peso 4) e prova oral (peso 2). Essas três etapas têm caráter eliminatório e classificatório. A quarta etapa consiste em prova de Língua Estrangeira, de caráter classificatório, e consistirá em tradução de texto acadêmico escrito em inglês.

O local de realização das avaliações será em sala do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira oportunamente informado na página www.ufrb.edu.br/ppgcom.  O resultado de cada etapa e o resultado final do processo seletivo será divulgado no www.ufrb.edu.br/ppgcom.

Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) tem área de concentração em Mídia e Formatos Narrativos e com isso pretende-se estabelecer um diálogo entre os processos e atos comunicacionais, bem como dar conta da sua relação com a memória e o esquecimento, ações políticas e estéticas que acionam discussões sobre o papel da comunicação na ativação do passado no presente.

O mestrado estimula a compreensão e a reflexão sobre as características que os suportes midiáticos imprimem nos produtos de caráter expressivo, motivando problematizações sobre as dimensões poéticas e estéticas dos objetos, mas também extrapolando a esfera específica dos produtos e correlacionando os processos de constituição da memória social com o campo dos afetos e das sensibilidades.

Para o PPGCOM, num contexto em que a sociedade está atravessada por lógicas de produção e consumo que se entrelaçam com as lógicas da midiatização, é extremamente importante questionar como fenômenos e expressões tradicionalmente vinculadas às matrizes culturais podem se reconfigurar nas relações com a midiatização em curso – sejam nos âmbitos da experiência sensível ou das experiências cognitivas de identificação e memória coletiva. Como um campo de conhecimento que incorpora essas temáticas, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação permite pensar as características interacionais que marcam tais relações, em seus desdobramentos em produtos midiáticos, em manifestações culturais e/ou artísticas e em práticas sociais cotidianas.

Confira o Edital nº 04/2020.

Dúvidas e esclarecimentos exclusivamente através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mais informações: https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/