UFRB seleciona alunos para mestrado e doutorado em Ciências Agrárias

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre edital para selecionar alunos para os cursos de pós-graduação em níveis de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ciências Agrárias (PPGCAGR), para ingresso no primeiro semestre letivo de 2020.

As inscrições acontecem até o próximo 08 de novembro, exclusivamente via internet no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

A taxa de inscrição é no valor de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais) para o Mestrado, e no valor de R$ 75,00 (setenta e cinco reais) para o Doutorado, realizado no Banco do Brasil. Para o pagamento da inscrição é necessária a impressão da GRU simples (Guia de Recolhimento da União).

Poderão concorrer as vagas os interessados que possuam o curso de graduação de nível superior em Engenharia Agronômica, Ciências Biológicas ou correlatas. Poderão ser admitidos os candidatos portadores de diplomas de tecnólogo na área de Ciências Agrárias e bacharelados, desde que seus currículos contenham, predominantemente, disciplinas pertinentes à Área de Concentração.

São oferecidas doze vagas, distribuídas entre 6 de mestrado; e 6 de doutorado, com Área de Concentração em Fitotecnia, contemplando duas Linhas de Pesquisa: Melhoramento genético, manejo e biotecnologia vegetal; e Bioecologia e Manejo de Artrópodes e Micro-organismos de Importância Agrícola.

Das vagas, uma poderá ser ocupada por Servidores Técnico-Administrativos do quadro efetivo da UFRB para o mestrado e outra vaga para o doutorado e, atendendo à política de cotas, uma vaga para o mestrado e outro para o doutorado para candidatos autodeclarados negros; uma vaga para mestrado e outra para doutorado para indígenas, quilombolas e pessoas trans.

Processo Seletivo

Entre as etapas do processo seletivo, acontece a prova de conhecimentos, no próximo dia 22 de novembro, às 8h30min, em local a ser divulgado no site http://www.ufrb.edu.br/pgcienciasagrarias. A prova tem caráter classificatório.

A etapa seguinte é a análise do Currículo Lattes (Barema de Avaliação) e do Histórico Escolar (Coeficiente Global) serão atribuídas notas na escala de 0 (zero) a 10 (dez).

Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PGCAGR), tem por objetivo capacitar, no nível de Mestrado e de Doutorado Acadêmico, profissionais da área de Ciências Agrárias ou correlatas, em pesquisa e ensino de alto nível, subsidiando-os com conhecimentos teóricos e práticos na área de concentração de sua competência, por meio de disciplinas (créditos), orientação e desenvolvimento de trabalhos científicos e trabalhos acadêmicos, incluindo treinamento em docência do ensino superior.

O PPGCAGR visa promover o desenvolvimento da capacidade crítica, ética e de metodologia científica para a geração e a difusão do conhecimento científico e da capacidade de buscar soluções para problemas relacionados à área de formação, atendendo à demanda por profissionais qualificados, frente aos novos desafios do agronegócio.

Edital de seleção Nº 03/2019.