UFRB muda informatização do gerenciamento das atividades de pesquisa

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está em fase final de ajustes e testes para implantação do Módulo de Pesquisa, da plataforma SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas). Com a implantação e disponibilização desse Módulo será possível gerenciar todas as informações pertinentes à atividades de pesquisa realizadas na instituição.

A Coordenação de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação está fazendo algumas customizações no Módulo de Pesquisa do SIGAA, adaptando o subsistema a realidade e as especificidades da UFRB. O sistema SIGAA foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a UFRB, assim como outras universidades, o licenciou para uso da instituição.

O Módulo de Pesquisa dispõe de diversas funcionalidades como registro de projetos, cadastro de planos de trabalho de Iniciação (IC) e Tecnológica (IT), ranqueamento e distribuição de cotas de bolsas de IC & IT e envio de relatórios parciais e finais, entre outras, o que de fato pode garantir mais praticidade e economicidade, e conseqüentemente a diminuição do uso de papel, uma vez que, os tramites (envio de relatórios; avaliação de projetos de pesquisa e planos) serão realizados, em regra, via sistema.

O sistema visa também a uniformização dos fluxos de cadastro e a centralidade das informações em um único banco de dados das pesquisas realizadas na UFRB garantindo-se, desse modo, a disponibilização de informações mais fidedignas. Também ira permitir a publicização atualizada do que cada pesquisador realiza em seus projetos, grupos e linhas de pesquisa.

A integração entre os subsistemas vai trazer uma série de benefícios, conforme informa o servidor da PPGCI (Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação), Dhiego Medina da Silva “A implantação do Módulo de Pesquisa da UFRB permitirá que a instituição produza relatórios atualizados de gestão; responder com maior celeridade a órgãos externos sobre as suas atividades de pesquisa; quantificar o número de produção científica e tecnológica, entre outros benefícios”.

Outra funcionalidade importante está diretamente relacionada a Produção Intelectual dos Docentes/Pesquisadores, pois o sistema realizará busca ativa no Currículo da Plataforma Lattes, cabendo aos docentes e pesquisadores a atualização dos currículos Lattes e a validação das publicações carregadas pelo sistema.

Após a fase de implantação, será realizado o treinamento dos Gestores de Pesquisa dos Centros de Ensino, bem como serão disponibilizados tutorias que irão orientar a comunidade acadêmica (Docentes, Discentes e Técnicos Administrativos) quanto a usabilidade das ferramentas e funcionalidades que compõem o SIG Módulo de Pesquisa.