PPGCI participa de Encontro dos Gestores dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica do Nordeste

A professora da UFRB Soraia Barreto Aguiar Fonteles, da Coordenação de Pesquisa (CPESQ), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) participou das atividades do I Encontro dos Gestores dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica do Nordeste, realizado nos dias 4 e 5 de julho, na Biblioteca Universitária de Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.
Soraia Barreto esteve nas discussões sobre editais, recursos e avaliações relativos aos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica; além de investimentos para ampliação e avaliação desses Programas na região Nordeste. Ela debateu com os colegas o papel das agências de fomento nos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica e a formação de jovens cientistas por meio desses programas e tratou, também, dos efeitos sociais da formação em ciência.
O evento foi organizado para permitir, ainda, a criação de um fórum contínuo de compartilhamento de ideias e soluções dirigidas aos programas e gerenciamento de iniciação científica. O encontro contou com representantes de mais de quinze instituições, que mostraram interesse no compartilhamento de ideias e na avaliação da situação atual.
A professora da UFRB também mediou um painel entre os professores Flávio Albuquerque, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Neander Abreu sobre as experiências inovadoras na Iniciação Científica e Tecnológica no Nordeste.
O professor Antônio Martins de Oliveira Júnior, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a professora Dulciene Karla de Andrade Silva, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) discutiram em conferência a situação atual e as perspectivas dos programas de inovação tecnológica.

Com informações do CNPq.