Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

I Workshop da avaliação dos programas stricto sensu da UFRB

No dia 19 de dezembro de 2023, das 9h às 17h, foi promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, mais especificamente pela Coordenação de Ensino de Pós-Graduação (CEPG), o I Workshop de Planejamento e Avaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFRB. Este evento teve por objetivos apresentar um panorama geral da PPGCI e da avaliação das pós-graduação, planejar coletivamente as ações que serão promovidas pela PPGCI até o fechamento da avaliação quadrienal da CAPES (que ocorrerá em 2025), bem como também discutir as vivências dos coordenadores durante seminário de meio termo da CAPES e, ainda, coletar as contribuições dos coordenadores dos programas para o planejamento da pós-graduação em alinhamento do PDI (2019-2030) da instituição. O evento contou com cerca de 20 participantes, entre coordenadores, vice-coordenadores e docentes dos Programas de mestrado e doutorado da UFRB, bem como servidores docentes e técnicos vinculados à PPGCI.

Durante o período da manhã, a programação contou com a abertura da PPGCI, com a fala da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação (PPGCI) da UFRB, professora Simone Alves Silva, seguida pela fala do Coordenador de Ensino de Pós-Graduação (CEPG), professor Lucas Santos Cerqueira, e demais membros da equipe. Ainda no período da manhã, o evento contou com uma importante palestra em formato remoto do diretor de avaliação da CAPES (DAV), professor Paulo Jorge Parreira dos Santos, sobre as principais mudanças do processo de avaliação dos cursos stricto sensu pela CAPES.  O Diretor de Avaliação também respondeu alguns questionamentos dos coordenadores e da PPGCI sobre a avaliação e a submissão de propostas de novos cursos para 2023.

Já no turno da tarde, os coordenadores dos cursos puderam socializar as experiências vivenciadas durante o seminário de meio termo de cada área de conhecimento, que foram discutidas por todos. Ao final do dia, os presentes foram divididos em grupos temáticos para a discussão e envio de contribuições para o planejamento de ações da PPGCI entre 2024 e 2025. As contribuições serão encaminhadas para a PPGCI até o final de fevereiro de 2024.

Este evento está inserido dentre as várias ações da CEPG/ PPGCI para auxiliar os coordenadores nas etapas referentes à avaliação dos programas, alinhadas com o objetivo estratégico de promoção e consolidação dos cursos de pós-graduação da UFRB, previsto em seu PDI.

registrado em:
Fim do conteúdo da página