Empresários e pesquisadores com perfil empreendedor têm R$ 8,8 milhões

Empreendedores e pesquisadores baianos podem submeter propostas a cinco editais lançados nesta quinta-feira (dia 30), na sede da Fapesb – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. O total de recursos chega a R$ 8,8 milhões e financiarão pesquisas ligadas às mais diversas áreas do conhecimento, além de projetos com foco no empreendedorismo.
Uma das iniciativas que foi lançada, o Empreende Bahia, vai investir R$ 4,8 milhões, com recursos não-reembolsáveis, no fortalecimento da cultura empreendedora no estado. “Com esse programa, queremos provocar as micro e pequenas empresas baianas a inovarem, a buscarem formas criativas de se adaptarem ao novo mundo do trabalho”, destacou a diretora geral da Fapesb, Dora Leal Rosa.

Incubadoras de empresas e Educação para o Empreendedorismo – Composto por quatro formas de apoio, o Empreende Bahia conta com o Edital de Apoio a Incubadoras de Empresas, que tem como objetivo consolidar as empresas nascentes de caráter inovador.  “Essas empresas vão ter papel fundamental na consolidação do parque tecnológico de Salvador”, aponta o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira.

Outro edital que integra o programa é o de Apoio a Educação para o Empreendedorismo, que vai financiar cursos de curta duração e eventos com foco no empreendedorismo.

Também faz parte do Empreende Bahia o edital de Apoio a Criação de Cursos de Especialização em Inovação, que vai investir na qualificação de estudantes de ensino médio, educação profissional e ensino superior. O programa conta ainda com o Concurso de Idéias Inovadoras, que vai premiar projetos inovadores apresentados por estudantes de educação profissional, graduandos, mestrandos, doutorandos, pesquisadores e inventores independentes.

Todas as áreas do conhecimento – Também foi lançado nesta quinta o Edital de Apoio a Projetos de Pesquisa, que vai investir R$ 4 milhões em propostas ligadas às mais diversas áreas do conhecimento. As propostas podem submetidas por doutores titulados a partir de 1995. “Queremos fortalecer os grupos de pesquisa emergentes, uma vez que aqueles já consolidados têm mais condição de obter recursos junto a agências nacionais”, explicou Dora.
Informações detalhadas sobre o Programa Empreende Bahia e o Edital de Apoio a Projetos de Pesquisa estão disponíveis no portal www.fapesb.ba.gov.br .