Criação de Grupos de Pesquisa

Procedimentos para Criação de Grupo de Pesquisa Junto ao CNPq

O Grupo de Pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente de acordo com a experiência e competência técnico-científica, envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa, linhas comuns de pesquisa e que, em algum grau, compartilhe instalações e equipamentos.

Pré-Requisitos para ser líder de grupo:

a) ser docente efetivo da UFRB;
b) possuir titulação mínima de doutor.

Procedimentos para Cadastro de Novos Grupos:

• Solicitar a “habilitação do líder” no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
  • O e-mail deve conter, Nome do líder, Número SIAPE, Centro e Nome do Grupo;
  • A habilitação do líder só será possível se o mesmo possuir currículo Lattes na base do CNPq, assim como também todos os participantes do Grupo de Pesquisa;
  • Após habilitação do líder pela Pró-Reitoria de Pesquisa, este receberá um e-mail com as instruções de como cadastrar o grupo. Para o cadastro do Grupo o líder deverá acessar o site http://dgp.cnpq.br/diretorioc/ escolhendo a opção “Líderes de Grupo”.
  • No site acima o líder tem à sua disposição um formulário on-line, a partir do qual pode cadastrar as linhas e projetos de pesquisa do grupo e seus integrantes. O preenchimento e envio desse formulário é de responsabilidade do líder. Antes do preenchimento é necessária uma leitura cuidadosa dos documentos disponíveis sobre Grupos de Pesquisa e Casos atípicos* (exemplo: não poderá ter apenas um docente no Grupo; deverá ter estudantes, no mínimo da graduação, no Grupo; etc).

Obs.: Para acessar o site de líderes é solicitado o CPF e a Senha de acesso do Líder de Grupo, que é a mesma Senha utilizada para acessar o Currículo na Plataforma Lattes.

Depois de preenchido o formulário e enviado ao CNPq, o Grupo será Certificado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A certificação é perdida se o líder não atualizar as informações de seu grupo por mais de doze (12) meses.

São Considerados Casos Atípicos:

• Grupos unitários
  • Grupos sem estudantes
  • Grupos sem técnicos
  • Grupos com mais de 10 Pesquisadores
  • Grupos com mais de 10 linhas de pesquisa
  • Grupos onde o líder não é doutor
  • Grupos sem doutores no conjunto de pesquisadores
  • Pesquisadores que participam de 4 ou mais grupos
  • Estudantes que participam de 2 ou mais grupos de pesquisa
  • Grupos semelhantes

Qualquer dúvida entrar em contato com a Coordenadoria de Pesquisa (e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e telefone 3621-2713/ 2002).