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Valores e Competências do Egresso

Formação Geral:

  • Desenvolver a capacidade de reconhecer especificidades regionais e/ou locais, contextualizando e relacionando com a situação global; 
  • Analisar situações, conjunturas, relações políticas, campos de força e redes institucionais de maneira sistêmica; 
  • Desenvolver o autoconhecimento, a empatia, a sensibilidade humana, o senso de responsabilidade, solidariedade e justiça para atuar com disponibilidade e flexibilidade, respeitando os princípios ético-legais e valores humanos; 
  • Estimular a sensibilidade às desigualdades sociais e reconhecimento da diversidade dos saberes e das diferenças étnico-culturais, sexuais e religiosas, valorizando a vida e a diversidade em uma lógica de inclusão social;  
  • Estabelecer relações pautadas em atitudes éticas e humanas que favoreçam a interação em grupo e a tomada de decisões de forma competente e responsável, facilitando o enfrentamento criativo de situações novas ou inesperadas; 
  • Desenvolver a capacidade de auto-planejamento e de auto-organização, adotando métodos próprios de estudo e trabalho;  
  • Ter comprometimento com a sustentabilidade nas relações entre ciência, expressões e linguagens artístico-culturais, tecnologia, economia, sociedade e ambiente, atuando como agente crítico e transformador da realidade;  
  • Desenvolver uma postura flexível e aberta em relação ao mundo e sua multiplicidade de perspectivas, incluindo o mundo do trabalho;  
  • Compreender a Universidade como espaço público de produção do conhecimento, equalizador de oportunidades com responsabilidade social;  
  • Desenvolver curiosidade científica e interesse permanente pela aprendizagem, atitude investigativa, de prospecção, de busca e de produção do conhecimento;  
  • Desenvolver a capacidade de se comunicar e argumentar em suas múltiplas formas (verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura).

Formação Específica:

  • Ser capaz de identificar o percurso do som em uma cadeia produtiva musical, compreendendo a conexão entre suas etapas e sua implicação no resultado final do produto; 
  • Ser capaz de fazer análises dos ambientes acústicos para fins de planejamento, ajustes etc.; 
  • Ser capaz de diferenciar os tipos de microfones e realizar corretamente as aplicações conforme suas características; 
  • Ser capaz de controlar uma mesa de som ou mixer de campo em diferentes ambientes (estúdio, sonorização ao vivo, captação de som direto, etc.), utilizando-os adequadamente com o intuito de atingir os objetivos específicos nas etapas de pré-produção, produção e pós-produção; ● Ser capaz de manipular o som utilizando periféricos (processadores de áudio e processadores de efeito) em versões físicas ou virtuais (plug-ins), utilizando-os adequadamente com o intuito de atingir os objetivos específicos nas etapas de pré-produção, produção e pós-produção; 
  • Ser capaz de registrar e armazenar o som da forma mais adequada ao tipo de produção, recorrendo aos diferentes suportes analógicos e digitais; 
  • Ser capaz de identificar a forma mais adequada de propagação do som nas produções, optando pelo melhor sistema de combinação entre amplificadores e falantes; 
  • Ser capaz de gerenciar uma carreira artística, tomando as decisões necessárias e adequadas ao artista em conformidade com o mercado musical que está inserido; 
  • Ser capaz de conduzir uma performance musical em qualquer ambiente, desde a sua concepção até a sua execução; 
  • Ser capaz de criar e/ou produzir trilhas sonoras para diferentes linguagens artísticas; 
  • Ser capaz de gerenciar uma carreira artística dentro das diferentes perspectivas empresariais; 
  • Ser capaz de produzir eventos musicais de pequeno, médio e grande porte como shows e performances artísticas, dominando as diferentes etapas; 
  • Ser capaz de elaborar e gerenciar projetos socioculturais e educativos ligados à música, principalmente aqueles provenientes de editais cujo objetivo é a capacitação e democratização do conhecimento na área de produção musical.
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