Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Capa superior site

APRESENTAÇÃO

Desde o ano de 2016, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia constrói, coletivamente, o processo de incorporação da extensão universitária nos currículos de graduação da Universidade, em conformidade com o Plano Nacional de Educação- PNE (2014-2024).

No decorrer dos últimos anos, a UFRB conseguiu iniciar o processo de curricularização da extensão em todos os seus centros de ensino. No entanto, ainda é preciso avançar para alcançar, até o final de 2022, a meta de ter 10% do currículo dedicado à extensão universitária em todos os cursos de graduação da Universidade. 

Considerando a indissociabilidade com o ensino, a pesquisa e as políticas afirmativas, a curricularização da extensão é o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos de graduação. Na prática, todos os estudantes de graduação da UFRB precisam ter vivências na extensão universitária, para garantir uma formação universitária mais cidadã, ética e solidária.

Para auxiliar o processo de implementação da Política de Curricularização da UFRB, instituída pela Resolução n° 025/2021 CONAC/UFRB, este site se constitue como espaço para reunir informações que auxiliem os Núcleos Docentes Estruturantes da UFRB no processo de curricularização da extensão nos cursos de graduação da Universidade.

GUIA

A Pró-Reitoria de Extensão - PROEXT, a Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD e a Superintendência de Registros Acadêmicos - SURRAC apresentam o Guia da Curricularização da Extensão: Orientações Gerais para os Cursos de Graduação da UFRB, sistematizado a partir das discussões realizadas no período de 2016 a 2021, durante a construção e a implementação da Política de Curricularização da Extensão da UFRB.

O Guia apresenta as orientações gerais para operacionalização da curricularização da extensão na UFRB, construídas no debate com as especificidades das diferentes áreas dos cursos de graduação, com respeito às trajetórias e à autonomia pedagógica. O objetivo é orientar sobre a operacionalização da Resolução n° 025/2021 CONAC/UFRB.

feed instagram AT 2

CLIQUE AQUI OU NO CARD PARA ACESSAR O GUIA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO DA UFRB

REGULAMENTAÇÃO

Específica 

Resolução n° 025/2021 CONAC/UFRB

 

Complementar

Constituição Federal de 1988, conforme Artigo 207, referente ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, referente à concepção de currículo;

Plano Nacional de Educação 2001-2020, aprovado pela Lei nº 10.172 de 9 de janeiro de 2001;

Plano Nacional de Educação 2014-2024, aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, na Meta 12.7, que define o percentual de carga horária curricular exigida para os Cursos de Graduação em Programas e Projetos de Extensão Universitária;
Resolução CES/CNE no 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei no 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024;
Resolução CES/CNE no 01/2020, de 29 de dezembro de 2020, que dispõe sobre a prorrogação de um ano ao prazo de implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs);
Resolução CONAC UFRB nº 38, de 09 de agosto de 2017, referente à Política de Extensão Universitária no âmbito da UFRB;
Resolução CONAC UFRB nº 16/2021, que dispõe sobre as diretrizes para criação, reformulação e ajuste de Projetos Pedagógicos de Cursos - PPCs de graduação da UFRB.

FORMAÇÃO EM CURRICULARIZAÇÃO

Com o objetivo de viabilizar o diálogo sobre os múltiplos aspectos que envolvem a curricularização, as Pró-Reitorias de Extensão (PROEXT) e de Graduação (PROGAD) da UFRB promoveram o Ciclo de Formação em Curricularização, entre junho e setembro de 2021.

No total, a Formação contou com seis encontros quinzenais, realizados virtualmente em virtude da pandemia de Covid-19. As temáticas incluíram concepções e diretrizes da curricularização da extensão, relacionadas com práticas pedagógicas, políticas afirmativas, e caminhos de inserção da extensão nos currículos. Para participar das discussões, os eventos contaram com o FORPROEX Nacional e a participação de extensionistas da Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade Estadual da Bahia, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual de Feira Santana, Universidade de Brasília, e da própria UFRB, coordenadora da ação.

 

Os encontros do Ciclo continuam disponíveis e podem ser acessados na TV UFRB:

 

O que é Curricularização da Extensão? - 30 de junho de 2021

Negociações e traduções de paisagens curriculares na curricularização da extensão - 14 de julho de 2021

Curricularização da Extensão: Concepções e Diretrizes - 28 de julho de 2021

Metodologias da Extensão Universitária: Práticas Pedagógicas Inovadoras - 11 de agosto de 2021

Caminhos de inserção da extensão nos currículos dos Cursos de Graduação da UFRB - 08 de setembro de 2021

DOCUMENTOS

Roteiro de regulamento do PPC

Plano de ensino de componente curricular

Portaria nº 107 - institui comitê para acompanhamento da curricularização da extensão na UFRB

CONTATO

 curricularizacao@proext.ufrb.edu.br

Fim do conteúdo da página