Núcleo de Cultura e Territórios

O Núcleo de Cultura e Território, vinculado à Coordenadoria de Cultura e Universidade, tem o papel institucional de fomentar atividades de extensão que envolvam a criação, o desenvolvimento, a disseminação da produção artístico-cultural da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em diálogo com as identidades e as práticas culturais presentes nos territórios de identidade Recôncavo da Bahia, Vale do Jiquiriçá e Portal do Sertão.

As ações e programas promovidas no âmbito da Cultura contribuem para a construção de um sentido de lugar, favorecendo o sentimento de pertencimento por parte da comunidade acadêmica aos territórios de atuação da UFRB. Os projetos e programas do NCT buscam ampliar, diversificar e fortalecer a participação dos sujeitos locais nos processos de tomada de decisão relacionados com as questões da cultura e do desenvolvimento territorial, favorecendo o empoderamento dos atores locais na sua diversidade.

O Núcleo de Cultura e Território surge do entendimento da Cultura como dimensão fundamental e transversal de formação universitária, por isso desenvolve parcerias com o poder público e com as organizações da sociedade civil para potencializar as atividades de extensão, de ensino e de pesquisa da UFRB que promovam a troca de saberes e de experiências culturais entre a comunidade acadêmica e a sociedade.