Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Fortalecimento de Grupos Produtivos da Agricultura Familiar do Estado da Bahia

O projeto é constituído de ações de fortalecimento de grupos produtivos da agricultura familiar, voltadas para a geração de trabalho, renda e cidadania, na articulação de ações acadêmicas com as políticas públicas. Busca a promoção da segurança alimentar e nutricional e à geração de trabalho e renda, especialmente, para as mulheres rurais do estado da Bahia.

As ações buscam integrar o ambiente universitário na construção de conhecimentos a partir do tripé ensino-pesquisa-extensão, voltadas para a inclusão social, econômica, política e cultural, em parceria com grupos produtivos da agricultura familiar. A metodologia é qualitativa e tem princípios pautados na participação social. A atuação abrande doze unidades produtivas da agricultura familiar situadas nos Territórios de Identidade do Recôncavo, do Portal do Sertão, do Vale o Jiquiriçá e do Baixo Sul, na relação com quatro redes de intercooperação da Agricultura Familiar em distintos sistemas produtivos.

O projeto tem o objetivo de proporcionar ações de fortalecimento de grupos produtivos da agricultura familiar, voltadas para a geração de trabalho, renda e cidadania, na articulação de ações acadêmicas a partir da relação com as políticas públicas, na promoção da segurança alimentar e nutricional e da geração de trabalho e renda, especialmente para as mulheres rurais do estado da Bahia. As ações buscam integrar o ambiente universitário para a construção de conhecimentos na relação acadêmica de ensino, pesquisa e extensão universitária em parceria com grupos produtivos da agricultura familiar, voltadas para o processo de inclusão social, econômica, política e cultural. A metodologia é qualitativa com princípios pautados na participação social, com a abrangência em doze unidades produtivas da agricultura familiar situadas nos Territórios de Identidade do Recôncavo, do Portal do Sertão, do Vale do Jiquiriçá e do Baixo Sul, na relação com quatro redes de intercooperação da Agricultura Familiar em distintos sistemas produtivos.

O projeto é executado pelo Programa de Extensão Incubadora de Empreendimentos Solidários – INCUBA da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, constituída com Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq, financiado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, com execução iniciada em 2018 e finalização prevista para 2022. A INCUBA foi constituída em 2007, através do fomento do Programa Nacional de Incubação de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários - PRONINC da Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES do Ministério do Trabalho e Emprego – TEM, e é integrada à Rede UNITRABALHO. A criação da INCUBA/UFRB tem a missão de contribuir com a promoção e o fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários - EES, a partir de processos formativos dialógicos indissociáveis entre ensino, extensão e pesquisa universitária, articuladas com programas governamentais e políticas públicas na ambiência territorial. A equipe da INCUBA é composta por docentes e discentes do CCAAB, CETEC, CCS, CFP, CAHL e CETENS.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página