Página inicial Notícias Uncategorised UFRB homenageia Maria de Fátima, primeira professora aposentada do CAHL

UFRB homenageia Maria de Fátima, primeira professora aposentada do CAHL

Criado: Terça, 12 Novembro 2019 14:09 | Publicado: Terça, 12 Novembro 2019 14:09 , Acessos: 1480

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) prestou homenagem à professora doutora Maria de Fátima Ferreira, por ocasião de sua aposentadoria no cargo público, pelos relevantes serviços prestados à instituição e a educação superior.

 

Maria de Fátima é a primeira professora aposentada do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), de Cachoeira, segundo relatou no encontro. Ela trabalhou por dez anos, naquele Centro de Ensino.

Da homenagem realizada no Gabinete da Vice-Reitoria da UFRB, Campus Cruz das Almas, nesta terça, dia 12, estiveram presentes o vice-reitor José Pereira Mascarenhas Bisneto; o pró-reitor de Gestão de Pessoal, Wagner Tavares da Silva e os servidores Maria Bárbara Gonçalves dos Santos Silva (Chefe) e Daniela Araújo Macedo Lopes, do Núcleo de Aposentadoria e Pensão (NUGAP).

No ato simbólico de aposentadoria, Maria de Fátima Ferreira recordou sua trajetória acadêmica e profissional.

Na área acadêmica, possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado em Ciências Sociais e doutorado em Sociologia, ambos pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” em Araraquara (SP) e Doutorado Sanduiche pela Groupe d études sur la Division Sociale et Sexuelle du Travail, CNRS, Paris, França.

Como professora atuou na Universidade do Estado do Amazonas, vinculada ao Centro de Estudos Superiores de Tefé (AM); Universidade Federal de Sergipe (UFS); Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Universidade de Uberaba (UNIUBE); Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP); Centro Universitário de Maringá (CESUMAR); Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FES/O) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Cultura Científica, Gênero e Jornalismo.

Atualmente, Maria de Fátima Ferreira é Visiting Scholar no Feminist Studies Department da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, Califórnia, EUA.

É especialista na área de Sociologia Contemporânea, com ênfase em Sociologia das Relações de Gênero, Sociologia da Saúde e Sociologia da Comunicação.

Vínculos

O vice-reitor Mascarenhas Neto agradeceu ao empenho da professora Maria de Fátima Ferreira durante o exercício profissional e informou que a UFRB está preparando uma resolução para submeter ao seu Conselho Superior criando regulamentação de professor voluntário e de servidor egresso para manter os servidores aposentados da instituição, que desejem preservar os vínculos com a instituição.

Fátima Ferreira agradeceu a homenagem e afirmou considerar a UFRB “uma família”. Ela disse que continua a acreditar no "projeto lindo" de construção e consolidação da universidade.