Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Antecipação de Colação de Grau

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Gabinete do Reitor

Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos

 

NOTA TÉCNICA 001/2012

A presente Nota Técnica visa apresentar os procedimentos adequados para situação em que haja necessidade de antecipar a colação de grau de estudantes dos cursos de graduação desta Universidade.

Poderá ser deferido a Colação de Grau antecipada ao discente que tendo concluído as atividades acadêmicas exigidas para a integralização do curso, finalizado o período letivo regular, em conformidade com o Calendário Acadêmico, solicitar amparado em motivo justificado, quais sejam:

 

  1. 1.      Nomeação em concurso público – a ser comprovada com a cópia do Diário Oficial ou ato de nomeação equivalente;
  2. 2.      Contratação por empresa pública ou privada – a ser comprovada através do contrato de trabalho ou equivalente;
  3. 3.      Aprovação em curso de pós-graduação – a ser comprovada através da apresentação dos editais de seleção e convocação;

 

A solicitação de colação de grau antecipada deverá ser feita pelo discente ou seu procurador, via requerimento a ser protocolado no Núcleo de Apoio Acadêmico, acompanhado dos documentos comprobatórios que justifiquem a antecipação da colação de grau.

O processo de colação de grau antecipada será encaminhado pelo Núcleo de Apoio Acadêmico à SURRAC, que irá deferir ou indeferir a Aptidão para Colar Grau  do discente após  “Avaliação Curricular Final”  que, nestes casos, será priorizada.

A Aptidão para Colar Grau, será deferida após Integralização Curricular do discente, ou seja, após lançamento e cadastramentos de todos os requisitos obrigatórios para integralização curricular.

A SURRAC proporcionará meios para lançamento de notas finais no sistema acadêmico SAGRES pelos docentes , quando for o caso.

Após deferimento de Aptidão para Colar Grau, caberá ao coordenador de curso, solicitar junto a Reitoria, delegação para realizar a colação de do(s) discente(s) apto(s) a colar grau na data solicitada.

 

PROCEDIMENTOS:

  • O aluno deverá preencher o requerimento, assinar igual à carteira de identidade, coletar assinatura do Coordenador do Colegiado e entregá-lo no Núcleo de Apoio Acadêmico.
  • O Núcleo de Apoio Acadêmico abrirá um processo devidamente instruído com o nome " ANTECIPAÇÃO DE COLAÇÃO DE GRAU"  e com os seguintes documentos comprobatórios:

 

COMPOSIÇÃO DO PROCESSO

1-  Nada Consta da Biblioteca,

2- Formulário - Informações para confecção de Diploma e Certificados   - clique para baixar

3- Formulário de avaliação curricular devidamente preenchido e assinado pelo coordenador do curso. - clique para baixar

4- Comprovantes de aprovação em cursos de Pós Graduação; Concurso Público; Admissão em empresa privada com exigência do Diploma.

5- Histórico Escolar

 

O processo deverá ser encamihado para o Núcleo de Gestão de Indicadores e Expedição de Documentos/SURRAC.

Também deverá ser aberto processo próprio para cadastramento de Atividades Complementares a ser enviado para SURRAC.

 

Cruz das Almas, 13 de fevereiro de 2012.

 

Caroline de Jesus Fonseca Souza

Superintendente de Regulação e Registros Acadêmicos

Fim do conteúdo da página