Formulário para doação de materiais bibliográficos.

Logo Sist de bibliotecas

Critérios da Biblioteca para Recebimento de Materiais em Doação*:

Nem todo o material bibliográfico doado à biblioteca será por ela aceito, pois, o material que integra o acervo seja comprado ou doado tem um custo final. No caso das doações, esse custo se explica pela contratação de mão-de-obra (bibliotecários, assistentes), e custos estruturais (material de expediente, espaço físico, limpeza e manutenção). Assim, o doador deverá preencher o Formulário para doação de materiais bibliográficos no qual lhe é dado ciência de que as obras passarão por critérios iguais aos do material comprado para serem incorporados ao acervo. E, a sua seleção e tratamento se dará de acordo com a Política de Desenvolvimento de Coleções (PDC) estabelecida pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (SIB-UFRB).

Biblioteca - Aquisições

Em virtude da política de seleção e aquisição de material, o Sistema de Bibliotecas da UFRB estabelece alguns critérios para o recebimento de doações:

- Qualidade do conteúdo;

- Autoridade do autor/editor;

- Demanda;

- Atualidade da obra;

- Custo justificado;

- Quantidade (excesso/escassez) sobre o assunto na Biblioteca;

- Idioma acessível;

- Usuários potenciais;

- Condições físicas do material.

Instruções para a doação:

1. Toda doação deve ser precedida de consulta à Biblioteca sobre o interesse;

2.  Aceitamos doações apenas de livros. Não aceitamos doações de revistas, módulos, relatórios, etc.

3. Não aceitamos doações de periódicos, visto que o acesso a eles se dá exclusivamente de forma eletrônica através do Portal de Periódicos da CAPES.

4. O doador deve enviar a relação dos livros para pré-seleção, em listagem única, descrevendo o nome do autor, título, edição, editora, volume e ano;

5. O material selecionado deve ser entregue na Biblioteca;

6. A Biblioteca, quando do recebimento da doação (com o material em mãos), tem autonomia para realizar a seleção qualitativa e quantitativa para incorporar, devolver, repassar ou descartar o material.

7. São aceitos os materiais quando:

a) O assunto estiver relacionado ao cursos da Universidade;
b) Completar o acervo, mediante incorporação de materiais relevantes, atualizados e completos;
c) Necessitar de novos exemplares para atender à demanda;
d) Suprir falhas de coleção;
e) Substituir materiais danificados ou extraviados;

8. Não são aceitos materiais com as seguintes características:

a) Obras danificadas ou em mau estado de conservação;
b) Cópias reprográficas sem autorização do autor;
c) Idioma pouco acessível;

O Sistema de Bibliotecas da UFRB (SIB-UFRB) poderá dispor livremente das obras recebidas por doação, incorporando-as ou não ao acervo. As mesmas serão doadas para outras Instituições quando não estiverem de acordo com os critérios estabelecidos pela Política de Desenvolvimento de Coleções ou descartados quando não estiverem em condições físicas de uso.

Para doação de materiais bibliográficos à Biblioteca do CETENS é necessário preencher o Formulário para doação de materiais bibliográficos (a via do doador e a via da biblioteca) e, entregar juntamente com o material doado. O funcionário da biblioteca  ao receber o material deverá assinar e entregar a via do doador.

Para mais informações sobre a doação de materiais, enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

*Informações retiradas do documento emitido pelo Sistema de Bibliotecas da UFRB - "Critérios da Biblioteca para Recebimento de Materiais em Doação", e de instruções divulgadas por ele.

Logo CETENS Biblioteca