A EDUFRB está na 1ª Feira do Livro de Acesso Aberto. Confira!

livro acesso aberto

Você sabia que grande parte das editoras universitárias disponibiliza um catálogo de livros em acesso aberto, isto é, disponíveis para download gratuito?
Foi pensando em facilitar que esses livros cheguem até você, leitor(a), que a Editora UEMG resolveu promover a 1ª Feira do livro de acesso aberto!
Aqui você encontra um vasto catálogo das editoras participantes, todo ele disponível para download gratuito.

É possível democratizar ainda mais o conhecimento produzido nas instituições de ensino e pesquisa? De que maneira as novas tecnologias podem servir melhor aos interesses da comunidade acadêmica? Como fazer para que os livros produzidos pelas editoras universitárias e acadêmicas cheguem ao público?

Essas foram as questões que nos instigaram a promover a 1ª Feira do livro de acesso aberto. Acreditamos que fazer com que os livros acadêmicos cheguem ao público leitor requer esforços estratégicos de publicação, divulgação e promoção, e uma das maneiras mais eficazes de tornar os livros acadêmicos acessíveis ao público leitor é publicá-los em acesso aberto e divulgá-los amplamente. Isso significa disponibilizá-los gratuitamente on-line, eliminando barreiras de custo para os leitores.

Muitas das editoras universitárias já publicam seus livros em repositórios institucionais ou em seu próprio site em acesso aberto. Foi a nossa convicção da necessidade de democratizar e ampliar o acesso a esses catálogos que nos motivou a organizar este evento.

Assim, a 1ª Feira do livro de acesso aberto é uma iniciativa promovida pela Editora UEMG, no ano em que completa 15 anos de atuação, com o apoio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU). O nosso propósito é promover a disseminação e, consequentemente, a visibilidade do conhecimento gerado nas universidades.

Entre 18 a 31 de outubro de 2023, a feira reunirá títulos selecionados de 29 editoras universitárias. Além disso, serão divulgados os respectivos catálogos com centenas de livros de acesso aberto.

Confira mais em: https://editora.uemg.br/feira-do-livro.