Estudantes de Museologia têm Seminário para debater curso e profissão

Publicado: Sexta, 09 Agosto 2013 00:00

Ampliar a visão sobre o curso de Museologia e o campo de atuação do profissional dessa área. Este foi um dos principais objetivos do IV Seminário   de  Integração, realizado no auditório do Centro de  Artes, Humanidades e Letras (CAHL), na última quinta-feira (8/08). O tema do evento foi “Docentes, vivências e pesquisas  atuais”.

“É um evento de boas vindas para os  estudantes de graduação  que ingressaram no curso de Museologia  este  semestre. Aproveitamos o  momento para  conversar com eles (as) sobre  o que  é  curso de Museologia, apresentar o corpo docente, falar da trajetória acadêmica dos  professores (as), área de  atuação  profissional, linhas  de pesquisas  desenvolvida na universidade”, explicou a coordenadora  interina  do  curso, Fabiana Comerlato.

Durante o seminário foram abordados diversos assuntos sobre o curso de Museologia na UFRB: uma perspectiva histórica, apresentação do diretório  acadêmico do  curso  e as  instituições que  regulamentam a  profissão. Também foi discutido o papel do CAHL no Recôncavo Baiano. A palestra  de  abertura foi proferida pela  diretora do CAHL, professora doutora Georgina Gonçalves.

Os estudantes tiveram a  oportunidade de tirar  dúvidas  com  os  professores e conhecer histórias como a do museólogo Emanuel Andrade, que fez  graduação em  Museologia na UFRB e atualmente é mestrando do programa  de  pós-graduação em Sociologia da  instituição. Ele contou aos colegas que a  cidade de Cachoeira é  uma área  em  potencial  para museólogos e,  além de um  bom preparo teórico o curso, proporciona experiências práticas aos estudantes.

Segundo a museóloga da  UFRB, Joana Flores, integrante  do Conselho Federal de Museologia (Cofem) e do Conselho Regional de Museologia-(COREMs), entidades cuja  função é  regulamentar e  fiscalizar  o exercício do profissional, o seminário  foi uma excelente iniciativa da  coordenação do curso, um  momento de  integração  para tirar  dúvidas e os estudantes   saberem que existe  um órgão  regulamentador da profissão.

“Foi muito produtivo, enriquecedor, conhecemos o núcleo  acadêmico, as  disciplinas, os professores, tiramos  dúvidas  sobre o curso, pois como estamos  chegando agora ainda  é  tudo  muito novo. Fiquei mais  apaixonada  pelo curso!”, afirmou a  caloura Ana Carolina Oliveira.

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL
Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia
Técnica-administrativa: Lelia Sampaio
Estudantes de jornalismo: Ana Paula Santos, Drielle Costa, Laís Sousa e Naiara Moura