Projeto da UFRB discute arte no Colégio Estadual da Cachoeira

Publicado: Segunda, 26 Agosto 2013 07:32

“Arte Antiga” foi o tema da primeira aula do projeto de extensão “Diálogos da Arte Brasileira com a História da Arte”, coordenado pelo professor da UFRB, Dílson Midlej. A atividade foi desenvolvida na última quarta feira (21) com estudantes do primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual da Cachoeira. Ao todo, serão cinco encontros que ocorrerão uma vez na semana, as quartas feiras, durante as aulas de Educação artística.

Na primeira aula, o Professor Dilson Midlej introduziu fotos de estruturas arquitetônicas de Arte Antiga que existem aqui no Recôncavo, além de imagens do Coliseu de Roma. A discente da UFRB Geisa Lima deu continuidade à aula, falando sobre a Ressignificação da Imagem na Historia da Arte. Geisa trouxe monumentos da cidade de Cachoeira para facilitar o aprendizado dos adolescentes. “Apresentar aqui na escola é um desafio, mas fazer parte do projeto está sendo muito bom”, comentou. Ela ainda acrescentou que seu objetivo é que os adolescentes percebam as práticas artísticas como comuns em todas as áreas.

Após a aula explicativa, os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática o que foi visto, com a ajuda dos professores Antonio Carlos Portela e Ludimila Britto, docentes do curso de Artes Visuais da UFRB. Eles utilizaram colagens, pinturas e recortes. Para Cíntia Andrade, 16 anos, aluna participante do projeto: “É o primeiro projeto que participo, é muito bom aprender coisas novas.” Para Ana Paula, o projeto está lhe ajudando a aprender mais sobre a arte da pintura, para ter um desenvolvimento no que gosta fazer.

O Professor Dilson Midlej falou sobre a importância que o projeto tem em socializar o conhecimento, trazendo para os alunos uma maior familiaridade com a história da arte, estimulando a curiosidade e mostrando que o que se vê nos livros também está nas ruas. Edelzuite Pinheiro, professora de educação artística da turma que está participado do projeto, aprovou a iniciativa. Ela diz que esse é o primeiro projeto de artes que participa em 31 anos de sala de aula. “Essa oportunidade está sendo muito importante, pois inspira a criatividade e os dons artísticos dos alunos”, destacou a professora.

Para o diretor da Escola Estadual da Cachoeira, Flavios Almeida, projetos como esse são de extrema relevância. Segundo ele, é importante para uma maior aproximação entre a universidade e a comunidade.

Na próxima quarta feira (28), o projeto não acontecerá devido ao Congresso dos Estudantes, que acontece com a presença de todos discentes da UFRB no campus de Cruz das Almas. Mas, no dia 4 de Setembro as atividades voltam a acontecer.

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL

Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia

Técnica-administrativa: Lelia Sampaio

Estudantes de jornalismo: Ana Paula Santos, Drielle Costa, Laís Sousa e Naiara Moura