Fotógrafos discutem profissão em evento do CAHL

Publicado: Segunda, 26 Agosto 2013 07:35

Os fotógrafos Lucia Correia Lima, Álvaro Villela e Rodrigo Fiusa Wanderley estiveram em Cachoeira na tarde desta quinta-feira (22). O trio participou da mesa redonda “Profissão: Fotógraf@” mediada pela professora Juciara Nogueira, no auditório da Fundação Hansen Bahia.

O exercício do enquadramento foi destacado por Lucia Correia Lima, que ressaltou a importância de atender as demandas do contratante. Em uma conversa descontraída, o jovem Rodrigo Fiusa Wanderley falou sobre o projeto Varal Itinerante, que leva uma exposição coletiva aos espaços públicos, e sobre os seus Causos Fotografados, que unem poesia, humor e fotografia.

Álvaro Villela exibiu algumas campanhas publicitárias em que as suas fotografias foram utilizadas e relatou como surgiu o livro “A Natureza do Homem no Raso da Catarina” (2006, Tempo de Imagem). “O projeto surgiu num momento da minha vida em que eu percebi que eu precisava interiorizar a minha fotografia, deixando de lado um pouco essa coisa da fotografia publicitária”, explica.

Para a estudante do 1º semestre de Comunicação, Thainá Dayube, o debate apresentou um novo olhar sobre a profissão de fotógrafo, que para ela ainda é um hobby. “Agora eu vou poder aprimorar essa atividade com novas percepções e auxílio dos professores”, comenta.

Premiação

Na ocasião, também foram conhecidas as melhores fotografias da exposição coletiva “Imagens do Recôncavo”, que aconteceu entre os dias 9 e 14 de agosto no foyer do CAHL e foi resultado do curso de extensão “O Recôncavo como tema para composições fotográficas”, ministrado pela professora Juciara Nogueira. Os autores das melhores fotos foram os estudantes Guilherme Bronzatto, Aline Cavalcante e Maeli Souza, em 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente. Ao todo, foram contabilizados 340 votos.

Para Maeli, o curso foi uma oportunidade para aprimorar algumas técnicas aprendidas na disciplina de Fotojornalismo, com o suporte e estímulo da professora Juciara. “O curso veio a agregar e muito. A gente teve um olhar fotográfico despertado principalmente pelo incentivo que a professora nos dava”, comenta.

A professora Juciara destacou a importância dos alunos na efetivação do projeto diante da comunidade, o que foi feito de forma prazerosa. “O meu mérito é o mesmo de qualquer professor, que é de orientar, encorajar e estimular os estudantes nesse processo de interagir universidade e comunidade”, completa.

Fotógrafa Lucia Correia Lima incentiva estudantes em relação à profissão

Crédito: Aline Portela

Primeiro lugar: Guilherme Bronzatto

Segundo lugar: Aline Cavalcante