Na quarta edição, CachoeiraDoc consagra-se nacionalmente como Festival de Cinema

Publicado: Quinta, 12 Setembro 2013 09:39

Em sua quarta edição, o Festival de Documentários de Cachoeira, mais conhecido como CachoeiraDoc, promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com apoio de diversas instituições, em parceria com o curso de Cinema e Audiovisual, reuniu mais de trezentos apreciadores da sétima arte, movimentou a cidade e o Centro de Artes, Humanidade e Letras (CAHL).

Quem compareceu ao Festival pôde desfrutar do som de Mateus Aleluia na abertura do evento, mostra Áfricas, mostra Recôncavo, mostras competitivas e assistir a diversas produções locais, regionais, nacionais e mesas redondas sobre as apresentações.

Amaranta César, professora do curso de Cinema e uma das organizadoras do evento, informou que esta edição foi muito especial porque a organização do festival, a cada ano, sente que este evento já está consolidado no calendário audiovisual baiano e nacional.

“Através desta iniciativa procuramos aproximar a universidade da comunidade. O evento é totalmente gratuito, justamente para que as pessoas possam transitar pela universidade, e o que mais chamou a nossa atenção foi a participação de estudantes, professores de outros cursos e a presença dos alunos das escolas locais no Festival”, disse.

Marcado por vários momentos emocionantes, o CachoeiraDoc homenageou, este ano, Alexandre Robatto, na mostra clássico do real, que contou com a participação de sua filha, Sônia Robatto, que juntamente com Ana Luisa Coimbra e Dayse Porto participaram da mesa redonda intitulada: Alexandre Robatto, o pioneiro do cinema baiano.

Segundo Vonaldo Mota, graduando em cinema pela UFRB, o festival foi fantástico. “Está crescendo a cada ano, gosto da qualidade da curadoria, a seleção dos documentários, as abordagens, em síntese: achei a mostra excelente”, comenta.

Ao longo da programação, o Cachoeira Doc promove mostras competitivas de documentários revelando o talento dos novos produtores audiovisuais. Este ano foram mais de duzentos documentários inscritos, sendo apenas quatorze produções selecionadas e quem venceu na categoria juri oficial e jovem foi o documentário “Os dias com ele” (São Paulo, 2013, 107 min.), de Maria Clara Escobar, escolhido como melhor longa-metragem. Outro documentário escolhido foi o “Mauro em Caiena” (Ceará, 2012, 18 min.), de Leonardo Mouramateus, vencedor na categoria curta-metragem e na categoria júri Jovem “Jessy” (Bahia, 2013, 13min.), de Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge, e concedeu Menção Honrosa para o curta-metragem ao também baiano “Procurando Rita” (Bahia, 2012, 7 min.), de Evandro Freitas.

“Estamos seguindo um caminho de ascensão, contamos com a participação de realizadores de vários estados, a exemplo do Rio de Janeiro e São Paulo. Procuramos estabelecer um diálogo com as escolas através da mostra futebol, pois queremos contribuir com a formação de novos cinéfilos e formar uma parceria com as comunidades”, explicou a professora Ana Rosa Marques, coordenadora do Festival.

Foto: Carina Rosa

Foto: Cássius Borges

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL

Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia