Conferência internacional no CAHL discute colaboração entre universidades latino-americanas

Publicado: Quinta, 19 Setembro 2013 09:17

Com a proposta de discutir uma possibilidade de integração universitária na América Latina, foi realizada uma conferência internacional no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira, na manhã do dia 17 de setembro, ministrada pelo uruguaio, Prof. Dr. Alvaro Maglia Canzani, secretário executivo da Associación de Universidades Grupo Montevideo.

O objetivo do encontro, promovido pela Assessoria de Assuntos Internacionais, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), é esclarecer a necessidade de criar uma rede de colaboração entre as universidades latino-americanas e do Caribe, buscando uma internacionalização que respeite aspectos regionais, ou seja, as necessidades de cada local, o que é muito diferente do processo de transnacionalização. Segundo Canzani, que, a partir das tecnologias de comunicação, busca formar pessoas independentemente de seus locais de pertencimento, ou seja, com enfoque unicamente mercantil.

Canzani informa que essa colaboração se dá a partir de três aspectos: uma definição política, que leva em consideração o que se quer, para quem e com quem se quer desenvolver um projeto de colaboração; uma estratégia, que define como se dará a colaboração; e com que instrumentos será possível estabelecer os acordos, as normas, a cooperação. E isto seria possível a partir de três grandes programas: acadêmico (núcleos, comitês); mobilidade (de graduação, pós-graduação, docentes); e financiamento.

Na ocasião, o reitor da UFRB, Prof. Dr. Paulo Gabriel Nacif, ressaltou a importância da presença de Canzani, a quem conheceu durante encontros internacionais na América Latina, realizados como representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O reitor defende um conceito de universidade latino-americana que leve em conta nossas particularidades e necessidades, o que é muito diferente do processo de homogeneização das universidades, requerido para ser agraciado com as melhores posições em ranking de “qualidade” universitária, que não levam em consideração, por exemplo, aspectos humanistas presentes na extensão e em atividades culturais. “Se há diversidade de saberes, não podemos pensar em um parâmetro único e universal”, destaca. Na ocasião, o reitor reiterou, inclusive, seu interesse em conceder o título de Dr. Honoris Causa ao presidente do Uruguai, José Alberto Mujica.

A diretora do CAHL, Georgina Gonçalves, destaca a importância de se discutir este tema no centro, levando-se em conta as características dos próprios cursos e os perfis dos docentes do Centro. Ao agradecer a iniciativa da Superintendência de Assuntos Internacionais, na figura do professor Gabrielli Grossi, ela afirma que o desafio da integração universitária da América Latina e os processos de articulação das alianças sul sul interessa ao Centro em razão de nossas características e necessidades na construção do conhecimento e projeto de UFRB. “E uma construção conjunta deste projeto é, de fato, um passo importante”, comenta.

Prof. Dr. Alvaro Maglia Canzani em conferência no CAHL

Prof. Dr. Gabriele Grossi, Prof. Dr.  Alvaro Maglia Canzani, Prof. Dr. Paulo Gabriel Nacif e Profa. Dra. Georgina Gonçalves

Professor Canzani explica procedimentos para a cooperação internacional

Texto: Rachel Neuberger