Estudantes do CAHL marcam presença no SEPIP

Publicado: Terça, 24 Setembro 2013 10:25

Estudantes de diversos cursos de graduação do CAHL marcaram presença Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Sepip), realizado no campus da UFRB em Cruz das Almas, na última  quarta-feira (18).

O evento foi promovido pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) com o objetivo de fazer um intercâmbio cientifico  da  comunidade acadêmica da instituição.

A estudante de História Iasmim Gonçalves, bolsista do PET Conexão dos Saberes, foi uma das pesquisadoras de iniciação científica do CAHL que participou do evento. Ela apresentou o  artigo intitulado: “Os desafios  e  perspectivas  da  inclusão e afiliação acadêmica na UFRB”, em conjunto com cinco  integrantes  do  grupo de  pesquisa. “Esse tipo de evento  é  de  suma  importância  para  difusão do conhecimento e uma  experiência  gratificante  para alunos que   desenvolvem  pesquisa  na universidade”, avaliou.

Inovação

O Sepip teve  uma  programação  diversificada, pois além de  apresentação de trabalhados e papers,  os  estudantes  assistiram a  conferência de abertura com o tema “Inovação e  Tecnologia”  ministrada  pelo professor doutor Renato de Lima  Santos, pró-reitor  da Universidade  Federal de Minas  Gerais (UFMG).

“Eu sou estudante  de  jornalismo e   bolsista  voluntário na pesquisa, confesso: depois que  comecei a ter  contato com a  iniciação científica  tenho  um olhar  diferenciado sobre  o que é a  universidade e  melhores  perspectivas  na  minha  graduação e  no mercado de  trabalho”, explicou  Alissandro Lima, do 5º semestre do curso, que fez uma apresentação oral sobre sua pesquisa sobre jornalismo cultural e a revista Muito, do grupo A Tarde.

Quem compareceu no pavilhão de aulas conheceu pesquisas na  área  de história, cinema, artes visuais, museologia, entre outros  trabalhos de  estudantes  do  CAHL  que  participaram do evento,  conforme destacou o estudante de História Uilson Badaró, bolsista  PIBIC/CNPQ.

“Hoje compreendo melhor  o que  é a  universidade e  o  tripé que  a sustenta  como espaço de  ensino,pesquisa  e  extensão; valorizo mais  os professores porque sei que,  além de  preparar as  aulas,  eles ainda  arrumam tempo para  desenvolver pesquisa  cientifica, trabalho que  exige  muita  dedicação e  que  enriqueceu a  minha  relação  como a instituição, a  comunidade local  e  a sociedade”, disse Badaró.

Já o estudante de  Cinema e bolsista do PET Cinema, Guilherme Bronzatto, disse  que ser pesquisador  é   uma  excelente  oportunidade porque  esta atividade ajuda a refletir  de  forma  sistemática  e o Sepip possibilitou divulgar sua  pesquisa  sobre  “O signo fotográfico no filme  retratos  de  uma obsessão” que  explora  a  temática  semiótica  sobre a  fotografia  no cinema”.

Após as apresentações orais e em forma de pôster, pelos estudantes, foi feito um encerramento  do evento com os novos lançamentos da editora UFRB, no anfiteatro da Reitoria.

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM/CAHL
Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia