Colegiado de Comunicação funda Agência de Notícias

Publicado: Sábado, 28 Setembro 2013 10:17

O professor do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Robério Marcelo, fundou, em assembleia geral, com os estudantes do curso, a Agência de Notícias/Comunicação. A apresentação da proposta e do estatuto de criação aconteceu na manhã da última quarta-feira, dia 24, no auditório do Quarteirão Leite Alves.

A criação da Agência de Comunicação visa a dar suporte profissional para estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. A iniciativa, segundo Robério Marcelo, será uma oportunidade para que os estudantes possam estagiar, aprimorar seus conhecimentos e serem remunerados por seus trabalhos, uma vez que não há muitas vagas de estágio para os estudantes, na região da instituição de ensino.

A Agência de Notícias vai atuar como uma empresa que prestará serviço na área de assessoria de comunicação, produção de conteúdos jornalísticos e serviços de publicidade e propaganda. Na assembleia  geral, o professor informou que no próximo dia 03 se reunirá com a Deputada Federal Alice Portugal ( PC do B), em Brasília, com o objetivo de solicitar a proposta de uma emenda parlamentar que assegure a fundação e legitimidade da agência na UFRB. Além da deputada, Robério Marcelo adiantou que vai procurar os senadores Walter Pinheiro (PT), Lídice da Mata - (PSB) e João  Durval (PDT).

Segundo Thácio Machado, estudante de jornalismo e diretor provisório da Agência de Notícias, haverá reuniões posteriores com estudantes para discutir o estatuto da agência de comunicação, nome, eleição da diretoria e espaço físico para implantação.

“Iremos oferecer oportunidade para os estudantes de jornalismo e publicidade, agregar conhecimento através da prática da profissão e gerar renda para os estudantes que participarem do projeto”, avaliou o coordenador de jornalismo.

Quem atuar no projeto irá participar de dois grandes eventos na área de comunicação em 2014, o XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM, que deverá acontecer, em setembro, e no ALAIC.  Para a docente de fotojornalismo, Alene Lins, a agência será um ambiente de integração entre dois cursos de Comunicação, os Centros de Cachoeira e de Santo Amaro e uma forma de gerar recursos para que os estudantes possam frequentar eventos acadêmicos em outras instituições do país.