Professores de jornalismo lançam livros no CAHL

Publicado: Sexta, 04 Outubro 2013 11:13

Na última quarta-feira, dia 2, foi realizado no auditório do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL), o evento “Comunicação em Foco”, com palestras e lançamento de livros escritos por professores do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O evento que reuniu profissionais da área jornalística teve como objetivo aproximar estudantes e professores, mostrando o trabalho desenvolvido pelos docentes fora da sala de aula.

A palestra teve início com o professor Sergio Mattos lançando dois livros, um publicado pela editora da UFRB e outro pela editora Quarteto. Na oportunidade, ele falou sobre o que o levou a escrever sobre a revolução digital e os desafios da comunicação. Logo em seguida, explicitou seus estudos das ditaduras de vários países, o que levou a escrever o outro título bilíngue: “Políticas de comunicação sob o governo militar peruano”.

Em seguida, a professora Renata Pitombo falou sobre o conteúdo dos seus livros, resultado das pesquisas na área de moda; um lançado pela EDUFBA, 2011 e o outro pela Annablume, este ano.

Também foram lançados e apresentados dois livros do professor Carlos Ribeiro. Ele publicou 16 crônicas antológicas de Rubem Braga, convidado pela editora Global. “Tive o privilegio de lançar esse livro no centenário de Rubem Braga”, enfatizou. O segundo livro apresentado na palestra pelo professor foi escrito na época em que trabalhava no jornal A Tarde, um livro de contos escritos para o caderno de cidades às sextas-feiras, o que deu nome à obra “Contos de sexta-feira”.

Jorge Cardoso aproveitou o momento para parabenizar a iniciativa do lançamento conjunto e comentar sobre a experiência que traz no seu livro “Práticas de escuta do rock: experiência estética, mediações e materialidades da comunicação”.

A professora Hérica Lene encerrou as falas abordando o conteúdo da sua tese de doutorado que originou o seu livro “Jornalismo de economia no Brasil,” onde ela mostra o papel do jornalismo de economia. Lançado recentemente pela editora da UFRB, Hérica já pensa nos seus próximos lançamentos: “Vou lançar meu próximo livro e, com certeza, teremos mais eventos como esse.”

Ao final os professores sortearam livros para os alunos que acompanharam o evento. Os livros ainda foram autografados pelos escritores.

Livros que foram lançados

Autor: Sérgio Mattos
-A revolução digital e os desafios da comunicação” (Editora UFRB, 2013)

-Políticas de comunicação sob o governo militar peruano (edição bilingüe), Quarteto Editora, 2013.

Autora: Renata Pitombo
-A sagração da aparência: o jornalismo de moda na Bahia  (EDUFBA, 2011);

-As formas da moda: comportamento, estilo e artisticidade  (Editora Annablume, 2013)

Autor: Carlos Ribeiro
-Rubem Braga. Coleção Melhores Crônicas  (São Paulo: Global, 2013). Organização e prefácio de Carlos Ribeiro.
-Contos de sexta-feira. (Salvador: Assembleia Legislativa da Bahia, 2010).

Autora: Hérica Lene
-Jornalismo de economia no Brasil (Editora UFRB, 2013)

Autor: Jorge Cardoso Filho
-Práticas de escuta do rock: experiência estética, mediações e materialidades da comunicação

Professores-autores e estudantes durante evento de lançamento.

Expediente:

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL

Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia

Técnica-administrativa: Lelia Sampaio

Estudantes de jornalismo: Ana Paula Santos, Drielle Costa

E-mail para contatos e sugestões: site.cahl@ufrb.edu.br