Estudantes de Museologia organizam acervo da Hemeroteca de Jornalismo

Publicado: Sexta, 11 Outubro 2013 18:21

Estudantes de Museologia da UFRB estão colocando em prática alguns conhecimentos do curso no projeto de extensão “Memória e história da imprensa – organização do acervo da Hemeroteca do curso de Jornalismo”. O objetivo é promover a organização e a documentação dos acervos desse espaço, localizado no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), onde está guardada uma grande coleção de duas mil revistas, jornais e monografias do curso.
O projeto de extensão é uma atividade coordenada pelas professoras Hérica Lene, do curso de Comunicação, e Ana Paula Pacheco, de Museologia. E contará também com a participação das professoras do curso de Comunicação, Jussara Maia e Márcia Rocha, que vão atuar posteriormente na parte de organização dos acervos audiovisuais produzidos no curso.
O “Memória e história da imprensa – organização do acervo da Hemeroteca do curso de Jornalismo” foi pensado como parte do projeto de pesquisa de Memória e História da imprensa coordenado pela professora doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, Hérica Lene, teve início no dia 9 de setembro e conta com a ajuda de dez alunas do curso de Museologia.

Origem do acervo
Grande parte das revistas foi doada para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) por intermédio do estudante do curso de história José Augusto, pertencente aos Ramos de Almeida, família tradicional de São Félix. Parte do material doado, algumas revistas que não são mais editadas, seria destinado ao Núcleo de Documentação da UFRB (Nudoc), mas, devido à ausência de espaço físico, foi transferido para a hemeroteca do curso de Comunicação. As revistas encontravam-se desorganizadas e tumultuadas e algumas com capas estragadas devido ao tempo, dificultando a identificação do nome ou edição.
Entre as dez estudantes, a aluna Zaine Gabriela está fazendo o estágio obrigatório trabalhando no projeto. No início, ela ficou responsável pela documentação das revistas Manchete e Cruzeiro, mas seu trabalho acabou refletindo em atividades com outras revistas devido a demanda.
O trabalho desenvolvido pelas estudantes voluntárias do projeto começou com a seleção das coleções. Segundo Zaine, as revistas ainda precisam passar por higienizações, restaurações para, a partir dessas etapas, serem colocadas em classificadores adequados que as acomodarão nas estantes. Será possível também arquivar produções de mídia eletrônica e digital e outros tipos de trabalhos jornalísticos, cujo objetivo principal é preservar a memória do curso de Comunicação.
O projeto ainda não tem prazo para ser finalizado devido à quantidade de revistas. A professora Hérica Lene inscreveu o projeto de extensão junto à Pró-Reitoria de Extensão (Proext) com prazo de um ano de duração, podendo ser prorrogado dependendo da necessidade.
A professora Ana Paula Pacheco, que é museóloga pela Unirio e mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF), disse que, após a reorganização dos acervos, eles serão disponibilizados para pesquisas aos alunos e professores da instituição e para o público também.

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL
Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia