Grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento realiza seminário

Publicado: Sexta, 25 Julho 2014 17:10

De 31 de julho a 3 de agosto, será realizado, no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista, o XVII Seminário Interno do Grupo de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD). O grupo surgiu em 2002 e reúne pesquisadores e estudantes de várias universidades brasileiras, que se encontram nos seminários realizados anualmente. Nos últimos anos, os encontros têm acontecido em Brasília ou em Vitória da Conquista, já tendo ocorrido também em Salvador.

São centrais aos interesses do grupo duas linhas de pesquisa: Formas de Vida, Formas de Conhecimento e Processos de Mudança Sociocultural e Fronteiras, Sensibilidade e Entrecruzamentos Culturais nas Experiências Contemporâneas. Em torno desses dois eixos, serão realizadas as seguintes mesas temáticas: “A construção do valor: economia criativa e capitalismo cultural contemporâneo”; “Políticas culturais: reflexões, atores e práticas”; “Poética, memória e processos criativos artísticos”; “O Simbólico no Desenvolvimento Humano”; e “Acentos sobre o estilo e a ocasião: investigações no âmbito da teoria das práticas”. As mesas serão coordenadas por integrantes do grupo e contemplarão trabalhos de pesquisa inscritos para o seminário.

A programação conta ainda com a palestra “A viva presença da biografia”, a ser ministrada pela pesquisadora Mariza Guerra, e com o lançamento dos livros “Anel encarnado, biografia e história em Raimundo Magalhães Júnior”, da mesma autora; “A sociologia de um gênero: o baião” e “Dossiê Cultura e desenvolvimento: o advento da economia criativa”, de Elder Maia. Será lançado também o primeiro número da revista eletrônica do grupo de pesquisa, intitulada “Arquivos CMD”.

Haverá ainda a exibição do filme “Amor” (Michael Haneke, França, 2012), numa sessão especial do Programa Janela Indiscreta. Todas as atividades serão realizadas na Sala de Exibição do Módulo de Comunicação Professor Gileno Paiva (prédio da TV Uesb). A realização é do Grupo de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento, vinculado à Universidade de Brasília (UnB), do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade e do Programa Janela Indiscreta, ambos das Uesb.

Mais informações sobre o grupo, no site culturaememoria.com.br, e sobre o seminário, pelo telefone (77) 3425-9330.

Comissão de Organização do Evento:
Coordenação - Edson e Milene

- Programação - Rogério e Elder

- Produção - Rayssa e bolsistas do Janela

- Divulgação - Raquel, Glauber e Marcelo Lopes

- Publicação - Mariella, Paulo Henrique e Macelle

Prazos para envio de propostas:
Envio das propostas de mesas: 22/04/2013
Envio dos resumos expandidos: 31/05/2013
As atribuições são:
Coordenação geral, responsável por definir e viabilizar os encaminhamentos gerais, acompanhando o trabalho das outras comissões.

Comissão de programação que estaria responsável por pensar a programação; receber as propostas de trabalhos - mesas e comunicações - e distribui-las pelos dias de seminário, integrando-as a possíveis outras ati vidades.

Equipe de produção que seria local, responsável por providenciar e acompanhar infra-estrutura, transporte, lanche, certificados.

Comissão de divulgação, responsável por criação de conteúdo para divulgação para grupo e extra-grupo e pela confecção de materiais gráficos - cartaz, folder e certificado.  Comissão de Publicação, responsável pelo recebimento de resumos e textos completos e pelas devidas providências para publicação em anais e outras possíveis.