VIII Simpósio Identidades Culturais e Religiosidade acontecerá em agosto

Publicado: Segunda, 28 Julho 2014 11:16

O VIII Simpósio Identidades Culturais e Religiosidades é uma realização da profícua parceria entre a Fundação Hansen Bahia e o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Desde a sua criação em 2007, o evento tem sido um espaço de reflexão e trocas de saberes sobre questões culturais pertinentes às relações identitárias e religiosas no Recôncavo da Bahia, e cada vez mais somando experiências.
Não foi por acaso, a escolha do período da grande Festa da Boa Morte para a implantação deste evento na cidade de Cachoeira. A condição em seu contexto absolutamente original da irmandade de mulheres negras e sua complexa relação entre religiosidade e pertencimento, instauram uma atmosfera mais que perfeita para práticas reflexivas que tangencie abordagens criticas e reveladoras de novos sentidos sobre temas culturais. A metáfora ontológica da morte e da assunção, vivenciado ano a ano nos ritos das sábias mulheres de santo, nos oferece a precisão para pensarmos o quanto de dinâmico e instável são as possibilidades de existir. Nesta perspectiva, comemoramos mais uma edição do Simpósio que sempre contribuiu para o encontro de tantos pensadores e detentores de saberes em diversos territórios de conhecimento. Com o recorte temático acerca da cultura centro-africana e das religiões de suas matrizes, a edição deste ano conta com três dias de evento (dias 6, 7 e 8 de agosto).