A Revista Olhares Sociais do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia publica o 3º número

Publicado: Quarta, 15 Outubro 2014 14:58

Este número tem uma nova estrutura de seções que busca refletir o dinamismo da pesquisa acadêmica em ciências sociais preservando o diálogo com os temas fundamentais do Programa. De acordo com o coordenador da “Olhares Sociais”, Osmundo Pinho, “A revista do PPGCS é um elemento fundamental na consolidação do espaço de produção e discussão acadêmica que o PPGCS busca ser. Nosso programa de Pós-Graduação enfrenta o imperativo de encontrar sua própria identidade – entre as duas linhas de pesquisa que abriga: Identidade e Diversidade Cultural e Desenvolvimento e Desigualdade. Nesse sentido, a revista é instrumento privilegiado na busca dessa identidade, assim como na definição de parâmetros cada vez mais rigorosos de produção acadêmica”.

Na seção Artigos, são apresentados trabalhos resultantes de pesquisa acadêmica em ciências sociais, baseados em investigação empírica, de natureza quantitativa e/ou qualitativa, que tanto privilegia o entorno sociocultural, como se conecta a outros espaços. Assim entre a etnografia das hierarquias homossexuais na praia carioca e os padrões de vitimização de base racial em Feira de Santana, observou-se de ângulos diverso o tecido social se (re)fazendo em meio a relações de poder. Entre o Bumba Meu Boi maranhense e a presença de mulheres na história do Hip-Hop Baiano, discute-se a complexidade das interseções no espaço da “cultura. E ainda se pode conhecer um pouco mais sobre a reinvenção da cidade como espaço da política em Belo Horizonte.

Na seção Ensaios, experimentou-se novos formatos e abordagens, nesse caso interrogando sobre novas metodologias de extração afro-brasileira como mecanismo de inclusão, tensionamento de uma posicionalidade feminina e negra no ensino da dança, debate fundamental no horizonte das políticas de cultura no Brasil e na Bahia, no momento em que se amplia a presença negra na universidade e o questionamento por novos métodos e abordagens na produção acadêmica se impõe. Na seção Conferência, consta a intervenção de Mary Garcia Castro no II Seminário da Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRB em 2013, na qual ela discute os impasses das Ciências Sociais diante da atual crise do capitalismo e questiona, com acuidade: Que emancipação social? Como? Por quem? Quando?

Confira a revista completa aqui.