Novas tecnologias não mudam essência do jornalismo

Publicado: Sexta, 30 Janeiro 2015 09:56
As novas tecnologias da comunicação e da informação trazem novos instrumentos para a prática jornalística, mas não mudam a essência do jornalismo, que deve ser pautado principalmente pela ética. Foi o que ressaltou o coordenador de Jornalismo do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – Irdeb (TV Educativa e a Rádio Educadora), Jorge Ramos, ao falar para os estudantes da UFRB nesta terça-feira (27/01), no Seminário “Comunicação no Recôncavo: desafios e tendências”, realizado no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira.
A abertura do evento, organizado pelo colegiado de Comunicação, contou com a presença da diretora do CAHL, Georgina Gonçalves, do professor e coordenador do curso, Jorge Cardoso Filho, e da vice-coordenadora Jussara Maia. O seminário marcou o início das atividades acadêmicas do semestre 2014.2.
O jornalista Jorge Ramos, que destacou ser “cachoeirano de coração” por ter passado a infância na cidade, foi o palestrante que iniciou o Seminário e apresentou o panorama atual da comunicação e suas mudanças ao longo do tempo. O debate teve como objetivo promover a reflexão sobre o papel dos jornalistas no século XXI.

Desafios e história
Dentre os muitos desafios da comunicação na atualidade, segundo ele, estão o de informar com isenção e ética. “O que forma a opinião pública é a informação correta, apurada com isenção”, ressaltou o jornalista, na profissão desde 1978.
Jorge Ramos comentou a necessidade do olhar observador do jornalista, que precisa ter a consciência de seu papel formador e informador. E destacou que “imprensa é história”, e a vida política e cultural de Cachoeira está amplamente documentada pela imprensa da cidade, desde os antigos jornais, mas a população não tem acesso a esse passado. Ele acredita que uma das missões dos jornalistas em formação é a produção de material que conte ao povo essa história e amplie a integração entre estudantes da UFRB e a população local.
A criação de uma TV universitária como potencial ferramenta para integrar a UFRB à cidade seria um canal importante nesse sentido. Ramos apontou a existência de um hiato entre a universidade e a comunidade, principalmente pelas alterações que a chegada da UFRB causou na rotina e no panorama de Cachoeira.
O Seminário continua nesta quarta-feira (28/01) com mesa-redonda pela manhã, a partir das 9 horas, com a jornalista Renata Cerqueira (da empresa Clique Comunicação) e o fotógrafo Flávio Kraus. A tarde haverá exibição de trabalhos produzidos pelos estudantes do curso de Jornalismo da UFRB.

Mesa-redonda de abertura

O palestrante Jorge Ramos