Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Formação constante amplia possibilidades no mercado de trabalho de Comunicação

Publicado: Sexta, 30 Janeiro 2015 16:30
Os desafios do mercado de trabalho e o aprendizado contínuo que ele nos impõe nas formas de atuação do jornalista foram os assuntos debatidos no segundo dia do Seminário “Comunicação no Recôncavo: desafios e tendências”, realizado no auditório do CAHL. Os convidados desta quarta-feira (28/01) foram o fotógrafo Flávio Krauss Guaraná, e a doutoranda em Comunicação da UFBA, Renata Cerqueira, que atua com mídias sociais como sócia na empresa PaperClip, em Salvador.
 
Quem abriu a mesa de debate foi Flávio Krauss Guaraná, que é artista plástico por formação e atualmente trabalha com vários ramos da fotografia. Ele contou suas experiências como fotógrafo e revelou as possiblidades, condições e dilemas da profissão. Ele contou que, no Brasil, a maioria dos fotojornalistas são freelancers (trabalho autônomo) e o fotógrafo pode atuar em diversos segmentos da profissão, como fotografia de eventos, publicitária, pericial, de casamento.
 
Guaraná fez questão de ressaltar dois pontos principais da profissão: a ética e a segurança. Como toda profissão relacionada à informação, o fotojornalista deve estar atendo às leis que permeiam sua prática ética; deve conhecê-las e agir com responsabilidade. “A fotografia é antes, durante e depois da captura”, afirmou.
 
Outra questão é a segurança profissional que deve vir em primeiro lugar e é um direito a ser exigido em coberturas que ofereçam riscos ao fotógrafo. Guaraná finalizou ressaltando a importância de se estar consciente das dificuldades encontradas pelo fotojornalismo no país e o posicionamento responsável que se deve ter frente a elas.
 
Mídias e redes sociais
 
Renata Cerqueira, que trabalha em agência de comunicação e estratégia digital, revelou alguns aspectos curiosos sobre a prática comunicacional na internet. De acordo com ela, o uso das redes sociais como diálogo entre uma marca e seu público vai muito além de produzir conteúdo; a palavra-chave na comunicação virtual é a relevância, frente à ampla competição de assuntos na internet. É importante pra quem trabalha nesta área fazer o seu conteúdo ter destaque/visibilidade entre a infinidade de temas na internet.
 
“A comunicação tem o grande desafio de estabelecer um laço com as pessoas cuja atenção está tão pulverizada nos dias de hoje”, afirmou ela, referindo-se à multiplicidade de meios de informação ao alcance das pessoas atualmente – outra particularidade que a comunicação encontra no século XXI.
 
Quem trabalha com mídias sociais precisa manter-se sempre atento às diretrizes de atuação e as especificidades técnicas que o meio exige. Segundo Renata, tanto estudantes da área quanto os profissionais já atuantes devem manter-se em busca da capacitação, pois esse mercado exige uma atualização muito constante e veloz.
 
O Seminário foi realizado pelo colegiado do curso de Jornalismo nos dias 27 e 28 de janeiro, com a participação de profissionais de comunicação baianos que
contaram suas experiências no mercado de trabalho.
 
Flávio Krauss Guaraná e Renata Cerqueira
 
Repórter: Tarcila Santana
Fotógrafa: Thainá Deyube
registrado em:
Fim do conteúdo da página