Curso de Comunicação promove dia 23 “Interfaces comunicacionais: mesa-redonda e lançamento de livros”

Publicado: Sexta, 06 Março 2015 09:35

O livro “Interfaces comunicacionais”, uma coletânea de artigos que refletem a produção científica de 14 professores do curso de Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), será lançada no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira, no próximo dia 23 de março. O evento, que começará às 13h30, terá uma programação com mesa-redonda com os autores seguida do lançamento do livro coletivo publicado pela Editora da UFRB. As atividades serão realizadas no Auditório do CAHL.

Na ocasião, serão lançadas mais duas obras: "As vestes da Boa Morte" (Editora UFRB), organizado professora do curso de Comunicação da UFRB Renata Pitombo, pós-doutora  Pós-doutora em sociologia pela Université René Descartes, Paris V-Sorbonne; e "Sem Devaneios: coletânea de artigos" (Editora JP Produções) escrito pela jornalista Cláudia Correia, que trabalha na Minerva Cachoeira e atua como professora do curso de Serviço Social da Universidade Católica.

O evento “Interfaces comunicacionais: mesa-redonda e lançamento de livros do curso de Comunicação” será uma atividade de extensão gratuita e aberta aos públicos do CAHL (estudantes de graduação, professores e servidores técnico-administrativos) e também à comunidade em geral. O lançamento dos livros será das 16 às 18 horas. Os valores das obras variam de R$ 15 a R$ 25,00.

INTERFACES COMUNICACIONAIS

Organizadores: Jorge Cardoso Filho

Renata Pitombo Cidreira

Ano: 2014

Quais os conflitos e interesses na rotina produtiva jornalística? Como refletir sobre temas como preservação, regulamentação e degradação ambiental no jornalismo? De que maneira é possível pensar sobre a relação entre a comunicação, as novas tecnologias e a industrialização? Como a partir do conceito de memória é possível traçar um mapeamento da imprensa brasileira? Quais as especificidades da televisão e que tipos de experiências comunicacionais podemos observar a partir de práticas radiofônicas? Como pensar a mídia a partir do ideia de príncipe do cotidiano, retomando formulações de Maquiael e Octávio Ianni? Existe uma dicotomia entre arte e entretenimento, a partir da crítica de moda? Que tipo de relação pode se estabelecer entre a comunicação e a violência? Quais experiências estéticas podem ser proporcionadas pelo rock e qual o papel da crônica no jornalismo? Essas são algumas das inquietações que o leitor vai encontrar no presente livro.

ISBN: 978-85-61346-76-8

Preço: 25,00

AS VESTES DA BOA MORTE

Organizadora: Renata Pitombo Cidreira

Ano: 2015

Plissados, panos da costa, bordados, xales, sedas, batas, veludos e balangandãs. Esses são alguns dos elementos visuais que compõem a imagem da Boa Morte. Uma mistura de matizes, texturas e adornos que revelam a combinação harmoniosa de traços de uma religiosidade marcada por fortes tradições católicas e pelos expressivos rituais do Candomblé.  É justamente essa dimensão simbólica das vestes da Boa Morte que gostaríamos de reforçar, uma vez constatado o papel identificatório e afetivo que se efetiva através de cada peça de roupa e acessório. Simbologias partilhadas, reforçando tradições, aclimatadas ao tempo presente.

ISBN: 978-85-61346-71-3

Preço: 15,00