Debate sobre Ciências Sociais: licenciatura e bacharelado

Publicado: Segunda, 04 Abril 2016 16:55

No turno vespertino, a discussão da Semana de Integração Acadêmica foi conduzida pelxs professorxs dos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais Thais Joi, Luiz Paulo Oliveira e Luis Flávio Godinho, com a mesa Diálogos entre Sociologia da Educação e Ensino de Sociologia. A função do debate é promover uma reflexão mais consistente entre aspectos que perpassam os campos da Educação e da Sociologia.

20160404 164929

Para a professora Thais Joi é importante compreender quais os motivos que levam os estudantes a escolherem suas profissões, se seria uma questão de retorno financeiro, por exemplo. Nesse sentido, “as classes sociais se distinguem pelas suas práticas de consumo na própria universidade”, pontua Joi, ao analisar as trajetórias dos estudantes de Engenharia de Produção, no estado de São Paulo. “No caso da UFRB, a escolha pelos cursos de licenciatura seria uma forma de buscar transformação social, de mexer com a cultura da região”, finaliza a professora.

O professor Luiz Paulo Oliveira apresentou sua pesquisa sobre o ensino de Sociologia no Recôncavo da Bahia e destacou a ampliação da produção bibliográfica sobre o ensino de Sociologia no Brasil, mas advertiu sobre a necessidade de que essas ações incidam sobre a qualidade da carreira docente e as condições de trabalho dos professores. “Se fizermos uma análise vertical sobre a falta de prestígio social das profissões, aquelas voltadas para a licenciatura ocupam a base. Daí serem pensadas como uma porta de entrada mais célere para o mercado de trabalho”, pontua Oliveira.