O CAHL debate ações de Extensão e de Preservação da Memória

Publicado: Sexta, 13 Maio 2016 09:26

A Gestão de Extensão do CAHL promoveu nesta quinta-feira (5), no Solar Ana Nery, debate com a presença da Pró-Reitora de Extensão da UFRB, Tatiana Veloso, sobre iniciativas para fortalecer e ampliar a extensão no Centro de Artes, Humanidades e Letras. Como parte do planejamento para a Extensão no Centro, a gestora Martha Rosa destacou a importância e o potencial do Núcleo de Memória e Documentação da UFRB (NUDOC) e do Acervo de Memória e Documentação Clemente Mariani (AMEDOC), como espaços de memória do CAHL – campus Cachoeira/São Félix, onde estão cerca de 30 mil itens que contribuem para o conhecimento e divulgação da história e cultura baiana.

Martha Rosa assegurou que a Gestão de Extensão no Centro vai fortalecer as ações entre o CAHL e grupos de diversos segmentos culturais do Recôncavo, além de impulsionar trabalhos que integrem a Universidade à Educação Básica e manter diálogo mais estreito com os projetos que já existem. Tatiana Veloso manifestou a posição da Pró-Reitoria de apoio e contribuição, no nível institucional, para que a Extensão seja espaço de formação acadêmica, seguindo o princípio educativo que torna indissociável o tripé formado pelo ensino, pesquisa e extensão para a construção de conhecimentos aplicados na educação nas diversas áreas.

Presente na reunião, o pesquisador visitante sênior pela Capes e professor titular aposentado da Universidade de São Paulo (USP), Kabengele Munanga, ressaltou a importância do CAHL ter  documentos como os que estão no acervo do NUDOC e do AMEDOC, mas destacou que esses espaços devem permitir maior integração entre Universidade e Comunidade. “A Universidade tem um acervo e laboratórios com um perfil diferente das outras, mas precisa de mais infraestrutura, mais pesquisadores e mais espaços de integração com a comunidade através de cursos que atualmente não são abertos”, disse o pesquisador.

Como parte do esforço para estreitar a relação entre universidade de comunidade, foi debatida a necessidade de pensar em modos do CAHL acolher saberes comunitários. A representante da sociedade civil, integrante do Núcleo de Extensão da Gestão, Any Manuela, chamou a atenção para os mecanismos de registro e de divulgação de produções da comunidade como parte das ações que podem ser realizadas, a partir do regulamento acadêmico. A responsável pelo AMEDOC, a bibliotecária Ivete Castro, identifica demandas da comunidade de pesquisadores e estudantes, que envolvem investimentos na estrutura, para facilitar aspectos como organização e acessibilidade.

Assessoria do CAHL(Comunicação Social/Jornalismo): Almir Ferreira, Cícero Muricy, Giovanna Ramos, Michelle  Brito, Marcus Maia